TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Presidente do TRE-SC celebra 74 anos da instituição durante sessão

07.06.2019 às 15:51

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart Júnior, fez um pronunciamento ao final da sessão judicial desta sexta (7), para celebrar os 74 anos da Justiça Eleitoral catarinense. 

Durante a sua fala, o desembargador resgatou a história da instituição, relembrando a sua reinstalação em 7 de junho de 1945 e passando pelos principais marcos históricos do Tribunal, como o pioneirismo na primeira votação eletrônica em Brusque em 1989, a primeira votação informatizada da América Latina, em Cocal do Sul no ano de 1991, e culminando com a contribuição para o desenvolvimento da urna eletrônica, que se tornou realidade em 1996.

“Sempre buscando melhorias e aperfeiçoamento de seus serviços e a consolidação do regime democrático no Brasil, o TRE-SC foi vanguardista em muitas frentes e, em especial, na modernização do processo eleitoral, fazendo parte da sua história”, destacou o desembargador.

Por fim, o presidente do TRE-SC destacou os atuais desafios da instituição. “Acompanhando a evolução tecnológica, desde 2008, a Justiça Eleitoral catarinense vem implementando o sistema de identificação biométrica do eleitorado e, desde então, 68,66% dos eleitores catarinenses já foram identificados. Num futuro não distante, a totalidade dos eleitores serão identificados biometricamente, contribuindo para a realização de eleições mais transparentes e seguras. Hoje, é um orgulho para mim ser o Presidente deste Tribunal por ocasião do seu 74º aniversário!”.

Também se manifestaram o vice-presidente da Corte, desembargador Jaime Ramos, que agradeceu a todos os juízes e servidores que fizeram e ainda fazem parte do TRE-SC, pelo trabalho que prestam para o engrandecimento da instituição; e o procurador regional eleitoral, Marcelo da Mota, que afirmou que o TRE catarinense é um exemplo de resiliência e resistência.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC