TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Novo corregedor regional eleitoral toma posse no TRE-SC

05.06.2019 às 19:04

Tomou posse nesta quarta-feira (5), no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em cerimônia conduzida pelo presidente do TRE-SC, des. Cid Goulart Júnior, o desembargador Jaime Ramos. O juiz, que já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral de SC em 2017, agora irá exercer os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral da Corte.

O juiz Jaime Pedro Bunn deu as boas-vindas ao desembargador em nome do Pleno do TRE-SC, destacando suas conquistas profissionais ao longo da carreira como magistrado no TJSC e como diretor da EJESC. “Este Tribunal o acolhe mais uma vez de braços abertos, com a amizade sincera, para que Vossa Excelência possa se unir a este colegiado na importante tarefa conferida pela Constituição da República de dizer o Direito aos catarinenses em matéria eleitoral”, finalizou o juiz.

Em seu discurso, o desembargador Jaime Ramos agradeceu todas as autoridades presentes, os juízes do Pleno do TRE-SC, os seus colegas magistrados do TJSC, que o elegeram para exercer o cargo na Justiça Eleitoral, e destacou a importância do trabalho da Corregedoria Regional Eleitoral.  “Hoje assumo a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral com o mesmo orgulho, alegria, simplicidade e satisfação que dedico todos os dias ao Poder Judiciário de Santa Catarina nos últimos 37 anos”, afirmou o desembargador.  

Em nome do Ministério Público Eleitoral, o procurador regional eleitoral, Marcelo da Mota, saudou o novo vice-presidente da Corte e destacou que “o TRE-SC possui uma das reputações mais elevadas no Sistema de justiça brasileiro e deve isso, em parte, à dedicação dos integrantes oriundos da Justiça estadual catarinense, que emprestam seus saberes e suas experiências para a condução do trabalho primoroso que é realizado aqui. O desembargador Jaime Ramos não foge dessa regra e certamente empregará no TRE toda a sua capacidade, inteligência e labor, pelos quais já é conhecido, e terá o esperado sucesso nas suas atividades neste Tribunal”.

Na ocasião, compuseram a mesa de autoridades o procurador-geral adjunto para assuntos administrativos, Fernando Mangrich Ferreira, representando o Governo do Estado; o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, des. Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço; o corregedor-geral da justiça do TJSC, des. Henry Goy Petry Junior e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer.

Currículo do novo corregedor regional eleitoral

O desembargador Jaime Ramos nasceu em Lages (SC) e graduou-se como Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1978. É especialista em Direito Processual, pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB), e mestre em Ciência Jurídica, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ingressou na magistratura catarinense, em 1981, como juiz substituto e depois foi promovido a juiz de direito, atuando nas comarcas de Taió, Canoinhas, Lages, Joinville e Rio do Sul. Foi juiz eleitoral nas comarcas de Taió, Canoinhas, Joinville e Rio do Sul. Em 2007 tomou posse como desembargador no TJSC.

Foi terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2016-2018, exercendo, nesse período, a Presidência da Câmara Civil Especial. Também foi coordenador estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos no biênio 2014-2016.  No TRE-SC, atuou como diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, em 2017, e como juiz substituto de março de 2018 até junho de 2019, na classe desembargador. Atualmente, é membro da Terceira Câmara de Direito Público, da qual é presidente, e professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), em Florianópolis e em algumas extensões.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC