TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Alunos de escola de Jaraguá do Sul simulam eleição

07.06.2019 às 16:52

Durante a última terça-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina promoveu uma simulação de processo eleitoral com os alunos do 4º e 5º anos da Escola Loni Emmendoerfer, de Jaraguá do Sul.

Representando a Justiça Eleitoral catarinense, o chefe de cartório da 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, Eduardo Leitis Arbigaus, e o servidor Jeferson Guilherme Georg conversaram com os alunos sobre cidadania, importância do voto e a participação política nos dias atuais. Além disso, também foram apresentadas ações do projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC).

Após a conversa, os alunos participaram de uma "batalha-debate" para eleger um regime para o país, a República ou a Monarquia. Ao fim da votação, foram impressos os Boletins de Urna, mostrando que o regime escolhido entre os alunos foi a Monarquia, com 20 votos de vantagem.

 

Eleitor do futuro

O Projeto Eleitor do Futuro, promovido pelo TRE-SC, por meio da sua Escola Judiciária, tem como objetivo contribuir com a formação dos futuros eleitores catarinenses. Para além do ato de votar, as ações promovem reflexões relacionadas à temática da cidadania e sua importância em regimes democráticos, desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais e votação simulada em urna eletrônica.

As ações nas escolas podem ser agendadas por meio da EJESC através do e-mail ejesc@tre-sc.jus.br ou pelo telefone (48) 3251-3798. Também é possível entrar em contato diretamente com as Zonas Eleitorais de todo o estado. 

 

Por Ana Sophia Sovernigo / Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC