TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

TSE realiza Seminário Reforma Política

27.08.2015 às 16:50

O Seminário Reforma Política tem como objetivo trazer para a sociedade o debate sobre as alterações constitucionais e legislativas que estão sendo discutidas no Congresso Nacional.

O evento promoverá o diálogo com especialistas, juristas e políticos sobre os principais pontos do projeto que está em tramitação no Congresso, como financiamento de campanha; voto facultativo; reeleição; duração dos mandatos; unificação das eleições; sistemas eleitorais; coligações e fidelidade partidária e participação da mulher na política.

Serão palestrantes: Ministro Dias Toffoli, Ministro do STF e Presidente do TSE; Ministro Gilmar Mendes, Ministro do STF e Vice-Presidente do TSE; Ministro João Otávio de Noronha, Ministro do STJ e do TSE e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE; Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Ministra do TSE; Ministro Henrique Neves, Ministro do TSE; Ministra Luciana Lóssio, Ministra do TSE; Ministro Admar Gonzaga Neto, Ministro do TSE; Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Ministro do TSE; Dr. Eugênio Aragão, Vice-Procurador-Geral Eleitoral; Ministro Nelson Jobim, ex-Presidente do TSE e do STF; Ministro Sepúlveda Pertence, ex-Presidente do TSE e do STF e Presidente do IBRADE (Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral); Ministra Eleonora Menicucci, socióloga e Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Senador Aloysio Nunes Ferreira, PSDB/SP; Senador Romero Jucá, PMDB/RR e Relator da Comissão de Reforma Política no Senado; Senadora Vanessa Grazziotin, PCdoB/AM; Dr. Marcus Vinícius Furtado Coelho, Presidente do Conselho Federal da OAB; Dr. Carlos Eduardo Caputo Bastos, advogado e ex-Ministro do TSE; Dr. Fernando Neves, advogado e ex-Ministro do TSE; Dr. Jairo Nicolau, cientista político, especialista e autor de obras sobre sistemas eleitorais; Dr. José Eduardo Alckmin, Advogado e ex-Ministro do TSE; Dr. Murillo de Aragão, advogado, mestre em Ciência Política, doutor em Sociologia e autor do livro Reforma política: o debate inadiável; e Dr. Torquato Lorena Jardim, ex-Ministro do TSE.

Data: 10 de setembro de 2015

Horário: a partir das 8h.

Local: Auditório I do TSE.

Inscrições: até o dia 4 de setembro (vagas limitadas) no hotsite do evento: http://www.tse.jus.br/hotSite/reforma-politica/

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (61) 3030-7474 ou pelo e-mail eje.tse@tse.jus.br.