TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

Parceria com empresas e universidades estimulará adesão de mesários voluntários

05.06.2012 às 18:00

Integrantes do Grupo de Trabalho Mesário Voluntário estão reunidos nesta terça-feira (5) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir estratégias no sentido de aumentar a participação de eleitores brasileiros que trabalham voluntariamente durante as eleições. Uma das propostas é firmar parceria com empresas e universidades para que as horas trabalhadas como mesário sejam computadas em favor do voluntário.

No caso das instituições de ensino parceiras, os estudantes que trabalharem como mesários voluntários poderão ter essas horas transformadas em créditos de atividades complementares. Já em relação às empresas, o grupo prepara uma campanha para que aquelas que aderirem ao programa recebam um selo de “Empresa Cidadã” por estimular a participação de seus funcionários e garantir o direito às folgas que estes terão direito por trabalhar nas eleições.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o mesário terá direito a se ausentar do trabalho pelo dobro de dias que prestou serviço à Justiça Eleitoral. O mesário também pode ser beneficiado em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate e, no dia da eleição, terá direito a um vale-alimentação no valor de R$ 22,00 por dia trabalhado.

A secretária da área de Gestão de Pessoas do TSE, Ana Cláudia Mendonça, afirma que essa é uma excelente “colaboração que o cidadão pode fazer por seu país”. Segundo ela, “em um país democrático como o nosso, com as eleições que têm toda essa referência mundial, fazer parte desse processo democrático é um ganho muito grande para o cidadão, que contribui para o fortalecimento da democracia”.

Números

Nas últimas eleições, em 2010, mais de dois milhões de mesários trabalharam, sendo que cerca de 600 mil eram voluntários. A expectativa da Justiça Eleitoral é aumentar esse número de voluntários em, pelo menos, 20%. O treinamento dos mesários pode ser presencial ou à distância. No início deste ano, o TSE recebeu um prêmio de treinamento à distância pelo trabalho com os mesários. O prêmio é concedido pela empresa Micro Power na área Learning & Performance Brasil. O treinamento presencial dura, em média, quatro horas, e esse tempo também é computado como serviço prestado à Justiçal Eleitoral.

Inscrições

Para se inscrever como voluntário, o cidadão pode procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou preencher um cadastro pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu Estado. O acesso também pode ser feito por meio do site do TSE (www.tse.jus.br), na opção Eleitor – Mesário Voluntário.

Prazos

Para as eleições deste ano, o juiz eleitoral tem até o dia 9 de agosto para expedir um ofício com a convocação dos mesários. Até esse prazo, os eleitores poderão se cadastrar como voluntário. Aqueles que se candidatarem fora desse prazo farão parte do cadastro e poderão ser convocados em eleições posteriores.

Grupo

O grupo de trabalho que define as diretrizes para a atuação dos mesários voluntários é formado pelo TSE e por servidores dos TREs do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e São Paulo. Nesses cinco Estados, a campanha já atrai grande número de voluntários e a expectativa é ampliar ainda mais. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, mais de 19 mil eleitores se inscreveram como mesário voluntário até o momento.

Fonte: Agencia de Noticias da Justiça Eleitoral