TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Carta Aberta do Colégio de Presidentes dos TREs

25.09.2018 às 18:43

O COLÉGIO PERMANENTE DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS ELEITORAIS – COPTREL – vem, por esta, dirigir-se à NAÇÃO BRASILEIRA, para exortá-la ao exercício consciente da cidadania, mormente, neste importante momento por que passa o Brasil, às vésperas do sufrágio, nas urnas, dos nomes de seus novos representantes e mandatários na governança estatal, pelo exercício legítimo dos poderes políticos constituídos.

Como é consensual, todo povo é responsável pelo destino de seu país, de sua nação, por isso mesmo, sua participação na construção e na consolidação do processo democrático é indispensável.

É fundamental que seu voto seja consciente, compromissado com um projeto político de sociedade, assentada nos princípios gerais dos direitos humanos e sociais, na conformidade do respeito aos ditames da normalidade do estado democrático de direito.

Esta exortação assenta-se em três pilastras, cimentadas no trinômio CIDADANIA - POLÍTICA – DEMOCRACIA –, cujas bases, integradas, formam a chave que abrirá as portas para solidificar uma sociedade justa, solidária, correta, fraterna, com saúde, educação, segurança, viabilidade econômica e financeira, tudo voltado para um desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico amplo e solidário.

Na CIDADANIA, dada pelo exercício legítimo dos direitos e deveres, tem-se a célula mater da sociedade organizada, ambiente este em que se desenvolve a prática POLÍTICA engajada, dada na vivência social, com responsabilidade, respeito aos outros seres e às normas que regem as interações sociais, pelas quais prospera o despertar da consciência cidadã, a serviço do aprimoramento do Estado, pelas trilhas da DEMOCRACIA, alcançada pelo voto livre, seguido da transparência e do controle social.

Por tudo isso e por muito mais, venha, junto, construir um país melhor para todos e do qual possa toda a nação orgulhar-se!

Primavera de 2018.

                                    Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.