TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Rio Negrinho realiza eleição para vereador mirim com uso de urnas eletrônicas

23.04.2018 às 13:32

Na última sexta-feira (20), a Câmara de Rio Negrinho realizou eleição para o cargo de vereador mirim e pela primeira vez com empréstimo de urnas eletrônicas. A eleição recebeu apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que cedeu 18 urnas eletrônicas, de seções, de contingência e de treinamento. Participaram da eleição 59 candidatos, dentre estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, concorrendo a nove cadeiras do parlamentar mirim e três para suplência.

O Tribunal apoiou, através do setor de voto informatizado, no preparo das urnas e organização do cadastro de eleitores, no treinamento dos mesários, digitalização e inserção das fotos dos candidatos. De acordo com o chefe da Seção de Voto Informatizado, João de Andrade, dois servidores do TRE-SC, um da sede e um da 74ª Zona Eleitoral, auxiliaram em atividades de treinamento, que ocorreu no dia 19 de abril, e também foram responsáveis pelo suporte no dia da eleição.

A votação foi realizada em 12 escolas e mais de 2 mil eleitores, do 5º ao 9º ano, estiveram presentes no pleito. Além disso, 36 funcionários das unidades escolares atuaram como mesários. A edição de 2017 contou apenas com 10 seções de votação.

Sobre o apoio ao projeto

Não é a primeira vez que o Tribunal disponibiliza urnas para eleições de vereadores mirins. Em anos anteriores, foram cedidas urnas para as Câmaras de Vereador de Caçador, Blumenau, São Cristóvão do Sul, Imbituba, Joinville, Fraiburgo, Tubarão e Ponte Alta do Norte.

O projeto Câmara Mirim é uma ação educativa do “Programa Vereador Mirim – Legislativo na Escola”, instituído em 2011 em Rio Negrinho. Para se candidatar, o estudante deve ter completado no máximo 14 anos de idade até a realização da eleição. O mandato é de um ano, sem possibilidade de reeleição.

Por Suelen Rocha / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC