TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Adolescentes recolhidos em casas de internação fazem o alistamento eleitoral

10.04.2018 às 14:09

Nos municípios de Chapecó e Blumenau, os adolescentes recolhidos em casas de internação tiveram a possibilidade de fazer seu título de eleitor nos Cartórios Eleitorais dessas cidades.

Em Chapecó, conforme apontou a chefe de cartório da 94ª Zona Eleitoral, Adriana Martins Ferreira Festugatto, “foi concedido, pelo juiz coordenador do Centro de Atendimento ao Eleitor, atendimento preferencial em relação aos demais eleitores, a fim de facilitar o transporte pela instituição que, inclusive, já o vinha fazendo, mesmo antes dessa ação da Justiça Eleitoral”. Segundo a servidora, o atendimento poderá ser realizado até o dia 9 de maio – véspera do fechamento do Cadastro Eleitoral -, “a fim de facilitar ao máximo para a instituição.”

Atualmente, há cerca de 42 menores recolhidos em casa de internação em Chapecó, sendo que 14 deles já possuem título eleitoral.

Em Blumenau também foi realizado o alistamento dos adolescentes recolhidos em casas de internação. Todos os alistamentos foram feitos na última segunda-feira (9), no período das 8h às 13h30. Conforme destacou Ricardo de Souza, chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, que coordena a iniciativa, foram atendidos 17 adolescentes, a maioria para fazer o primeiro título e dois deles para atualizar os dados do cadastro.

O Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Blumenau (CASEPE) foi o responsável por toda a logística e segurança do processo. Ainda, conforme destacou Ricardo, os adolescentes foram todos acompanhados por uma assistente social.

Por Bárbara Leal
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC