TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC estuda implantação de ferramenta de Business Intelligence

16.02.2018 às 18:35

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está estudando a implementação de uma ferramenta de Business Intelligence (Inteligência de Negócios), com o objetivo de melhorar a gestão administrativa e judiciária da Instituição por meio da estruturação de grande quantidade de dados.  

A ferramenta contribui nos processos organizacionais, melhorando o desempenho e otimizando o emprego dos recursos disponíveis. No TRE-SC a ideia é que seja aplicada especialmente na área de pessoal, eleições e processos judiciais. “O sistema permite que se faça um gerenciamento melhor com base em dados mais objetivos, dados que hoje levaríamos dias para serem levantados e que teríamos dificuldade de reunir e organizar. Já a ferramenta faz isso automaticamente, além de viabilizar a integração dos sistemas corporativos e a geração de diversos relatórios gerenciais”, destacou o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins.

Com o objetivo de avaliar a implantação do sistema, uma comitiva do TRE-SC, composta pelos juízes do Pleno Davidson Jahn Mello e Wilson Pereira Junior, e pelo diretor-geral Sérgio Manoel Martins, visitou, no último dia 6 de fevereiro, o TRE-DF, que já utiliza o sistema há dois anos. Na reunião, estavam presentes o presidente do TRE-DF, Romeu Gonzaga Neiva, e o secretário de tecnologia da informação daquele Tribunal, Ricardo Negrão de Oliveira.

Em breve o TRE-SC firmará convênio com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, que já utiliza essa sistemática de estruturação de dados. A parceria tem por finalidade viabilizar a utilização da ferramenta e o compartilhamento de dados. Em contrapartida, o TRE-SC fornecerá informações sobre suspensão de direitos políticos e inelegíveis, a serem utilizadas no exame dos pedidos de registro de candidatura.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC