TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Reuniões com TSE e IGP avaliam aproveitamento de dados biométricos

13.12.2017 às 16:25

Na última quinta-feira (08), o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, o secretário de tecnologia da informação, Álvaro Sampaio, e o secretário de TI do TSE, Giuseppe Janino, estiveram reunidos no Instituto Geral de Perícias (IGP) com o diretor de identificação, Paulo Henrique dos Santos. A reunião tratou do aproveitamento pela Justiça Eleitoral das informações do banco de dados biográficos e biométricos do IGP.

O Instituto possui 5 milhões de catarinenses com biometrias coletadas, as quais serão avaliadas pelo TRE-SC por meio de um batimento com o banco de dados da Justiça Eleitoral catarinense e incorporadas em 2018 ao Cadastro Nacional de Eleitores.

O diretor-geral do TRE-SC Sérgio Martins noticiou, ainda, a assinatura do convênio entre o TSE e o Governo do Estado de Santa Catarina no próximo dia 18, em Brasília. “As parcerias firmadas com o IGP e com o Detran serão um marco na história do pioneirismo da Justiça Eleitoral catarinense, pois possibilitarão colocar o estado entre os primeiros a concluir 100% do recadastramento biométrico, além de viabilizar o projeto do documento nacional de identificação”.

O secretário de TI do TRE-SC, Álvaro Sampaio informou que os dados fornecidos à Justiça Eleitoral ficarão em situação especial até o dia das eleições. Considerando possíveis erros no processo de importação, a validação final será realizada apenas no dia da votação, após a conferência do mesário.

“Essa reunião deu início à tratativa e, depois da análise inicial, o TSE realizará a importação para dentro do cadastro eleitoral”, explica o secretário de TI.

Dados do DETRAN-SC

Ainda na quinta-feira, o diretor-geral e o secretário de TI estiveram novamente reunidos com Giuseppe Janino e com o juiz do Pleno do TRE-SC, Davidson Mello, para tratar sobre a importação de informações para a Justiça Eleitoral.

Dessa vez, foram validadas as informações fornecidas pelo DETRAN-SC ao TRE. No total, 1.296.000 dados biográficos e biométricos de condutores catarinenses poderão ser aproveitados.

Projeção da biometria em SC

Com a incorporação dos dados biométricos do DETRAN e IGP, Santa Catarina poderá alcançar 100% do cadastramento biométrico dos eleitores no ano de 2018, conforme demonstra o gráfico.

Por Vinicius Claudio / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC