TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Observadores internacionais acompanharão Teste Público de Segurança pela 1ª vez

22.11.2017 às 15:50

Pela primeira vez, observadores internacionais acompanharão o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que este ano ocorrerá de 28 a 30 de novembro, no 3º andar do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Até o momento, confirmaram presença quatro observadores da Argentina, um do México, um da Zâmbia e um da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Para acompanhar o TPS 2017, virão pela Argentina o subsecretário de Reforma Política e Assuntos Legislativos do Ministério de Governo, Hernán Charosky, representando a Direção-Geral de Reforma Política e Eleitoral; e a secretária eleitoral da Província de Missões, Irma Gisela Hendrie, o engenheiro Dante René Sicardi e o técnico Mauricio Javier Romanini, que representarão o Tribunal Eleitoral da Província de Missões. Já o Instituto Nacional Eleitoral do México será representado pelo subdiretor de Segurança de Informática, Cesar Sanabria. Pela Comissão Eleitoral da Zâmbia, virá Dylan Bwalya. E a Organização dos Estados Americanos (OEA) se fará representar por Alejandro Bravo.

A presença de observadores internacionais no Teste Público de Segurança de 2017 reforça ainda mais a total transparência com que o evento é realizado pelo TSE. Esse acompanhamento possibilita também que os observadores tomem contato com as ações que envolvem o contínuo aperfeiçoamento do sistema pela Justiça Eleitoral. 

O TPS 2017 contará com quatro investigadores individuais e mais três grupos, que tentarão ataques aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação, com a finalidade de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do sigilo do voto. O Teste Público ocorrerá em espaço exclusivo, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras. Para o Teste Público, o TSE fornecerá acesso ao código-fonte, primeiro passo para “entrar” na tecnologia do sistema.

Esta será a quarta edição do Teste Público de Segurança, que é um dos eventos preparatórios para a realização das eleições. A primeira edição do TPS ocorreu em 2009, a segunda em 2012, e a terceira em 2016. Desde 2016, o Teste Público de Segurança é parte obrigatória do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

Mais informações no hotsite do TPS 2017.

Fonte: TSE