TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC solicita apoio para divulgação de biometria em Biguaçu

23.09.2015 às 18:25

Nesta quarta-feira (23), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Baasch Luz, participou de uma reunião com representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura, de universidades e de associações, e com empresários locais para solicitar apoio na divulgação da biometria em Biguaçu. O encontro aconteceu, às 14h, na Sede da Biblioteca Pública Municipal. 

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral.

O presidente do TRE-SC agradeceu a presença de todos os representantes das instituições locais e destacou a proximidade do final do prazo do recadastramento biométrico em Biguaçu, que se encerra no dia 29 de novembro. 

“Peço encarecidamente apoio de todos para a divulgação da biometria em Biguaçu, já que mais de 20 mil eleitores municipais ainda não fizeram seu recadastramento. Esses eleitores devem fazer o procedimento nos próximos 60 dias, caso contrário, estarão sujeitos às sanções, como perda do título eleitoral e do CPF”, destacou o desembargador Baasch Luz. 

O eleitor que não atender ao chamado ficará impedido também de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. A situação fica ainda mais grave para o servidor público, que ficará impedido de receber função ou remuneração, e para o estudante de instituições mantidas pelo Governo, que não poderá renovar sua matrícula.

O procurador geral de Biguaçu, Daniel César da Luz, esteve presente no encontro representando a Prefeitura Municipal e garantiu que as obras na rua Hérmogenes Prazeres, onde está situado o posto de atendimento biométrico, estarão concluídas em 10 dias, o que facilitará o acesso do eleitores. 

“Atualmente o município está fazendo campanha para que todos os servidores municipais façam sua biometria e, além disso, destaco que o Poder Executivo de Biguaçu está à disposição do TRE-SC para cumprir a meta da biometria no município”, destacou o procurador geral. 

Além disso, participaram também do encontro o juiz da 2ª Zona Eleitoral (Biguaçu), Welton Rübenich, o diretor-geral do TRE-SC, Sergio Manoel Martins, o coordenador da biometria em Biguaçu, César Augusto de Oliveira e a presidente da Câmera Municipal, Salete Orlandina Cardoso. 

Abertura do posto aos sábados

Visando proporcionar maior comodidade aos eleitores, o juiz da 2ª Zona Eleitoral destacou que, no próximo sábado (26), o posto de atendimento de Biguaçu estará aberto das 9h às 14h. “Este sábado será um teste, dependendo do comparecimento do eleitorado, nós abriremos em outros. Até porque nós temos consciência que é necessário o alargamento do horário de atendimento nos finais de semana, visto que muitos eleitores moram em Biguaçu, mas trabalham em cidades vizinhas.”

Biometria em Biguaçu

Biguaçu é um dois seis municípios do Estado em que a Biometria está ocorrendo de forma obrigatória. Até o momento, 25.246 eleitores já fizeram sua biometria. O que representa 54,71% do eleitorado municipal, que é de 46.142 pessoas. A capacidade diária do posto de atendimento biométrico de Biguaçu é de 450 eleitores, porém, a média na última semana foi de 250 cadastros por dia. 

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC