TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC reúne-se com associações de Joinville para apoio na biometria

21.09.2015 às 17:07

Nesta quinta-feira (17), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Baasch Luz, se reuniu com representantes de associações industriais, universidades e conselhos comunitários de Joinville em busca de apoio para divulgação do cadastro biométrico obrigatório no município. A reunião aconteceu, às 9h, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e contou com a presença do juiz da 96ª Zona Eleitoral, Décio Menna Barreto de Araújo Filho, e do diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins.

O presidente do TRE-SC cumprimentou todos os presentes e destacou a importância do apoio na divulgação do cadastramento biométrico na maior cidade do Estado. "O eleitor que não fizer a biometria ficará sujeito a uma série de sanções, dentre elas, o cancelamento do CPF e o bloqueio da movimentação das contas bancárias. Por isso, eu peço encarecidamente aos representantes das associações, conselhos e universidades aqui presentes que apoiem este projeto nacional, que é o cadastramento biométrico, visando evitar que os cidadãos venham a passar por futuros contratempos."

A ACIJ foi representada pelo seu vice-presidente, Moacir Gervázio Thomazi, que enfatizou que não medirá esforços para ajudar o TRE-SC na divulgação da biometria. "Nós estamos mobilizando todos os nossos associados, que são aproximadamente dois mil, dentre os quais estão incluídas todas as grandes empresas de Joinville. O objetivo é justamente conscientizar o eleitor joinvilense sobre a importância de fazer a sua biometria e sobre as sanções que ele estará sujeito se não fizer."

Para finalizar o encontro, o presidente do TRE-SC agradeceu à representante da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), integrada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Elizete Fávero, pelo grande auxílio das instituições, que disponibilizaram os locais para abertura de mais três postos de atendimento biométricos em Joinville, que devem funcionar do dia 3 de novembro ao dia 4 de dezembro.

Além de servidores da Justiça Eleitoral, participaram da reunião a representante da Univille, Geisa Karina Mendes, a coordenadora administrativa da Universidade Católica, Karina Pelin Verchai, o pró-reitor acadêmico da Sociesc, Carlos Emílio Borsa, a assessora jurídica da ACIJ, Juliana Silva, e o representante do Conselho de Saúde de Itaum, Gilmar Kawalsky.

Biometria em Joinville

Dos 390.237 eleitores de Joinville, 105.657 compareceram ao cadastramento biométrico, o que representa 27,08% do eleitorado municipal. Na última segunda-feira (14), mais dois novos postos de atendimento começaram a funcionar no município, um no bairro Pirabeiraba, na Rua Joinville, n. 13.651, e outro no bairro Itaum, na Rua Florianópolis, n. 1.230. Além disso, a cidade já possuía um posto de atendimento biométrico no Centro, na Rua Otto Boehm, n. 71.

No total, 2.530 eleitores foram cadastrados em Joinville nos três postos na última quarta-feira (16). Apesar de os números terem aumentado na última semana, após a abertura dos novos locais, o diretor-geral do TRE-SC acrescentou que o objetivo da Justiça Eleitoral é manter o alto índice de atendimentos diários. "A nossa meta é cadastrar 80% do eleitorado até o final de novembro, pois, devido ao corte dos recursos enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral, os postos de Pirabeiraba e Itaum serão fechados no dia 30 de novembro. Por isso, a importância do eleitor de Joinville comparecer o quanto antes."

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC