TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Resenha Eleitoral impressa recebe artigos para próxima edição

18.09.2015 às 13:40

Com a finalidade de revitalizar a versão impressa da revista Resenha Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina convida os juízes, os promotores eleitorais, os servidores e a comunidade jurídica em geral a submeterem seus artigos sobre Direito e áreas afins, em especial os que tratem de Direito Eleitoral, para a próxima edição da publicação.
 
A revista impressa Resenha Eleitoral é uma publicação destinada à difusão do conhecimento científico, que possui classificação na Qualis, área Direito, estrato C. Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para qualificar a produção intelectual dos programas de pós-graduação.
 
A primeira edição da Resenha Eleitoral foi publicada em 1949, porém, em 2012, a revista deixou de ser produzida na versão impressa, passando a ser disponibilizada apenas digitalmente.

Como a Capes está realizando uma reclassificação das revistas cadastradas da área de Direito e as revistas que não estiverem sendo publicadas semestralmente tendem a ser eliminadas, a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) em parceria com a Secretaria Judiciária do TRE-SC juntam esforços para voltar a editar a revista periodicamente.
 
O integrante da EJESC, Ayrton Belarmino de Mendonça Moraes Teixeira, destacou a importância da publicação para os trabalhos da Escola Judiciária. “A revitalização da Resenha Eleitoral impressa objetiva o fomento da produção científica em direito, sendo que, na matéria eleitoral, servirá como repositório de artigos resultantes de futuros núcleos de pesquisa e de programas de pós-graduação próprios ou em parceria, seja ou não o corpo discente formado por juízes e promotores eleitorais ou por servidores do TRESC.”
 
Por sua vez, o integrante da Comissão Editorial da Revista, Edmar Sá, ressaltou o valor que ela adquiriu com o passar do tempo. "A Resenha Eleitoral, ao tornar-se uma das mais importantes coletâneas doutrinárias do país, alinha-se com o propósito da Justiça Eleitoral catarinense de contribuir para a conscientização política, ao mesmo tempo em que serve de subsídio a todos os profissionais que atuam perante esta Justiça Especializada."
 
Por isso, solicita-se a participação da comunidade jurídica, para que contribua com artigos. Os trabalhos devem ser escritos conforme as normas para a apresentação de artigos e encaminhados até o dia 16 de outubro, através do formulário eletrônico “Envie seu artigo”.
 
Em média, 14 artigos serão selecionados para a versão impressa da Revista Eleitoral. Caso algum artigo não seja publicado, há a possibilidade de ser aproveitado para a Resenha Eleitoral Eletrônica – revista não acadêmica e com emprego de outras formas de mídia. Ambas as publicações possuem ISSN (International Standard Serial Number), que é um código numérico reconhecido internacionalmente para cada título de publicação em série.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC