TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Número de cadastramento biométrico cai 17% em Blumenau

03.09.2015 às 16:04

Nos últimos cinco dias de atendimento biométrico em Blumenau, a média do número de cadastramentos diários caiu de 1.015 para 835, o que representa uma diminuição de 17%. A capacidade do posto é de 1.800 atendimentos por dia, mas apenas 46% dos eleitores que poderiam se cadastrar diariamente estão comparecendo.

Visando aumentar esta média, os servidores da 89ª Zona Eleitoral (Blumenau) firmaram uma parceria com a Autarquia Municipal de Transporte de Blumenau (SETERB) para a liberação do acesso dos eleitores que estiverem retornando do cadastramento biométrico.

“Estamos em processo de negociação com a Autarquia Municipal de Transportes, que já aceitou a proposta. Agora só falta definir como vai ser feita a liberação do acessos aos eleitores”, explicou a chefe de cartório da 89ª ZE, Viviane Piske.

O objetivo de ações como essa é incentivar os 238.996 eleitores de Blumenau a fazerem seu cadastramento. Até o momento, 56.348 pessoas já realizaram o procedimento, o que representa apenas 23,58% dos eleitores municipais.

O posto de atendimento de Blumenau fica na Rua João Pessoa, n. 161, Edifício Aloísio Melati, no Centro. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas. Para evitar filas, o eleitor pode agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Além de Blumenau, o cadastramento biométrico está ocorrendo de forma obrigatória também em Florianópolis, Joinville, Biguaçu, São José e Palhoça.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, também está sujeito à suspensão do CPF, e consequentemente, bloqueio de movimentação de conta bancária.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC