TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Mais de 1700 eleitores são cadastrados em um dia nos novos postos

16.09.2015 às 12:05

Nesta segunda-feira (14), 1762 eleitores foram atendidos nos sete novos postos de cadastramento biométrico, instalados em Blumenau, Joinville, São José e Florianópolis. Com os novos locais e o aumento do horário de atendimento, que passou a ser das 9h até as 18h, a Justiça Eleitoral pretende atingir a meta de cadastrar 80% do eleitorado antes do final deste ano nas cidades em que a biometria está acontecendo de forma obrigatória (Florianópolis, Blumenau, Joinville, São José, Palhoça e Biguaçu).

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral.

No primeiro dia de funcionamento dos novos sete locais de atendimento, o posto que mais cadastrou eleitores foi o instalado no bairro Garcia, em Blumenau, que totalizou 377 atendimentos. O outro posto da cidade, na Uniasselvi, cadastrou 183 pessoas.

Em Joinville, o posto de Itaum atendeu 351 eleitores e o de Pirabeiraba, 196. O posto do Shopping Ideal, em São José, foi o terceiro em número de cadastramentos, totalizando 261 eleitores. Na Capital, o posto do Estreito realizou 236 cadastros e, por último, o posto do Rio Tavares realizou 158 procedimentos.

Vale ressaltar que os novos postos são temporários, assim como o do Norte da Ilha, e funcionarão somente até o final de novembro, devido ao corte de orçamento do Tribunal Superior Eleitoral para o próximo ano. Confira aqui o endereço dos sete novos postos.

A coordenadora da biometria da Capital catarinense, Rosiane de Souza Catarina, destacou que o intuito da Justiça Eleitoral é dar mais opções de locais de atendimento aos eleitores. “Em Florianópolis, além dos postos do Centro, temos o do Norte da Ilha, do Sul e do Continente. Nossa capacidade de cadastramento diário aumentou significativamente. Por isso, a recomendação é que os eleitores venham o quanto antes.”

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, também está sujeito à suspensão do CPF, e consequentemente, bloqueio de movimentação de conta bancária.

A situação fica ainda mais grave para o servidor público, que ficará impedido de receber função ou remuneração, e para o estudante de instituições mantidas pelo Governo, que não poderá renovar sua matrícula.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC