TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Eleitores de Biguaçu têm até o dia 29 de novembro para fazer biometria

20.08.2015 às 18:32

Apesar de faltar pouco mais de três meses para o término do prazo do cadastramento biométrico em Biguaçu, a cidade cadastrou apenas 46,30% dos 45.561 eleitores do município. Além disso, em comparação à última semana de julho, o atendimento semanal caiu aproximadamente 38% no mês de agosto. Visando dar oportunidade para mais eleitores fazerem sua biometria, a Justiça Eleitoral Catarinense aumentará o horário de atendimento a partir do dia 14 de setembro, quando o expediente passará a ser das 9h às 18h.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral.

O cartório eleitoral municipal tem atualmente capacidade para atender diariamente mais de 300 eleitores. Com a expansão do horário de atendimento, este número deve aumentar em 50%. Ou seja, aproximadamente 450 eleitores poderão fazer seu cadastro biométrico por dia.

O chefe de cartório da 2ª Zona Eleitoral (Biguaçu), César Augusto de Oliveira, explicou que em alguns dias do final de julho foram cadastrados cerca de 300 eleitores, mas que agora o movimento diminuiu. “O atendimento está abaixo do que esperávamos, por isso, a orientação que a gente dá é que os eleitores aproveitem a queda no movimento e venham fazer sua biometria, até mesmo para evitar as possíveis filas no final do prazo, no dia 29 de novembro.”

O cadastramento biométrico está ocorrendo de forma obrigatória em seis municípios catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Biguaçu, São José e Palhoça. O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, também está sujeito à suspensão do CPF, e consequentemente, bloqueio de movimentação de conta bancária.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Consulte aqui os endereços e horários dos postos de atendimentos biométricos.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC