TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Atendimento biométrico aumenta em quase 30% em uma semana

03.08.2015 às 16:29

Na última semana, com o início do efetivo apoio dos soldados do Exército Brasileiro no cadastramento biométrico nos postos de Florianópolis, Joinville e Blumenau, o que possibilitou a abertura também no período matutino, os números de atendimentos subiram em aproximadamente 30% nestes municípios. 

Na Capital, o atendimento subiu de 5.829 para 8.084, o que representa um aumento de 28,9% em comparação à semana anterior à abertura dos postos de manhã. Já em Blumenau, o atendimento semanal chegou a 7.331 pessoas, sendo que antes era de 5.051. Ou seja, 31,11% a mais. Para finalizar, em Joinville, o número do cadastramento semanal aumentou em 27,04%, passando de 6.640 atendimentos para 9.100.  

Os eleitores destes três municípios, que não querem pegar filas na hora de fazer seu cadastramento, podem agendar o atendimento pelo site do TRE-SC. Basta clicar em “Agendamento de Atendimento” na página oficial do TRE-SC. Os postos ficam abertos das 9h às 18h.  

Mais três cidades estão realizando o cadastramento biométrico obrigatório: São José, Palhoça e Biguaçu. Nesta última, o prazo vai até novembro de 2015. Já nas outras cinco cidades, o prazo vai até março de 2016. Consulte aqui os endereços dos postos de atendimento.

Para fazerem o cadastramento, os eleitores devem levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Caso seja o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar o certificado de quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

Aqueles que não comparecerem terão seus títulos cancelados, e, entre outras sanções, não poderão inscrever-se em concursos públicos e tirar passaporte. Além disso, os eleitores que tiverem seus títulos cancelados ficarão com o CPF suspenso, visto que a Receita Federal promove batimentos periódicos com dados da Justiça Eleitoral.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC