TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Santo Amaro atinge 84,79% do eleitorado no encerramento da biometria

31.07.2015 às 15:05

Dos 17.355 eleitores de Santo Amaro da Imperatriz, 14.716 se cadastraram biometricamente, o que representa 84,79% do eleitorado. No último dia de cadastramento biométrico na cidade, 2 de agosto, 304 eleitores foram atendidos no plantão realizado pelo Cartório Eleitoral, que funcionou das 9h às 15h.

O chefe de cartório da 67ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo Justen, destacou que o processo de cadastramento em Santo Amaro da Imperatriz ocorreu “de forma ordenada, com o apoio permanente da comunidade e a resposta positiva da população ao chamado da Justiça Eleitoral”.

Por ser um procedimento obrigatório, os eleitores que não compareceram terão seus títulos cancelados, e, entre outras sanções, não poderão inscrever-se em concursos públicos ou tirar passaporte e, até mesmo, terão o CPF suspenso, visto que a Receita Federal promove batimentos periódicos com dados da Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral.

Sobre a biometria

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral.Em Santo Amaro da Imperatriz, o cadastramento biométrico foi implantado em 8 de outubro de 2013. Desde 4 de maio deste ano, o procedimento se tornou obrigatório.Todos os eleitores que se cadastraram em Santo Amaro já votarão através do novo sistema de identificação nas Eleições Municipais 2016.

Por Jairo Grisa

Assessoria de Imprensa do TRE-SC