Nesta quinta-feira (18), o Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Sérgio Manoel Martins, juntamente com o Secretário de Administração e Orçamento, Eduardo Cardoso, visitaram Joinville e Blumenau para buscar apoio e discutir estratégias para o cadastramento biométrico nos municípios. Ambas as cidades apresentam média diária de atendimento inferior ao esperado pela Administração do TRE-SC, que busca cumprir a meta do Tribunal Superior Eleitoral de cadastrar 2,2 milhões de eleitores no Estado até as Eleições de 2016.
O posto de atendimento de Blumenau tem capacidade para atender 910 eleitores diariamente, porém, atualmente, a média de atendimentos é de 650 pessoas. O Coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Blumenau, Ricardo Souza, destacou que em breve 7 estagiários serão contratados e a capacidade do posto irá aumentar para 1.200 atendimentos.
Assuntos como a possibilidade de deslocar servidores de outras zonas eleitorais para auxiliar no cadastramento e de abrir os postos de atendimento no período matutino foram discutidos no encontro entre a Diretoria-Geral e os servidores da CAE. Além disso, o TRE-SC visa fazer parcerias com outros órgãos, como a que está sendo firmada com a prefeitura de Blumenau.
O coordenador da CAE de Blumenau destacou que a reunião com a Administração do TRE-SC foi produtiva. “O mais importante é a disponibilidade da Administração para nos ajudar neste projeto, oferecendo o recurso de parcerias com outros órgãos para que possamos aumentar a demanda de colaboradores e, consequentemente, a demanda dos eleitores para cumprir a meta do cadastramento.”
Em Joinville, o posto de atendimento tem capacidade de cadastrar mais de 1.400 eleitores diariamente, porém, está com uma média diária de 900 eleitores. Para aumentar a divulgação e incentivar o maior comparecimento do eleitorado, o TRE-SC se reuniu com representantes da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). “O objetivo é firmar uma importante parceria para o cadastramento biométrico, especialmente em relação à divulgação, à disponibilização de pessoal de apoio e, também, à orientação aos trabalhadores de Joinville”, destacou o Diretor-Geral do TRE-SC.
Além da Direção-Geral e do Secretário de Administração e Orçamento participaram do encontro também a juíza coordenadora da biometria em Joinville, Viviane Isabel Daniel Speck de Souza, o Diretor-Executivo da ACIJ, Diogo Haron, e a assessora jurídica da ACIJ, Juliana Silva.
Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC
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