TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC é finalista em 4 categorias do Prêmio de Comunicação e Justiça

26.05.2015 às 15:53

Foto selecionada como finalista ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foi a instituição que mais teve trabalhos indicados como finalistas ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2015, que será entregue durante o XI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom).

Participaram da seleção assessorias de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais de Contas, das Defensorias Públicas, das OABs e de entidades representativas da magistratura.

O TRE-SC teve trabalhos selecionados como finalistas em quatro categorias: fotografia, comunicação interna, comunicação de interesse público e vídeo institucional. Todos os produtos foram desenvolvidos pela Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (AICSC).

A chefe da Seção de Comunicação Social do TRE-SC, Daniela Ferreira Ordenes, falou sobre a boa classificação que os trabalhos enviados obtiveram. "Foi um resultado muito motivador para nós. Inscrevemos seis trabalhos e terminamos como finalistas em quatro. Sabemos que muitas instituições contam com verba grande de comunicação, inclusive com a possibilidade de contratar agências de publicidade e produtoras de vídeo, então para nós é uma grande honra estar entre os três melhores do país em tantas categorias."

Na categoria fotografia, o TRE-SC se classificou com a foto “Exercendo um direito”, que mostra um preso provisório assinando o caderno de votação, antes de entrar na cabina para votar, em uma seção de votação instalada em uma unidade prisional de Itapema nas últimas eleições de 2014. A foto selecionada é a que ilustra esta matéria.

A Campanha de Saúde sobre a Erosão Ácida, uma iniciativa da Seção de Saúde, se classificou como finalista na categoria Comunicação Interna. Tomando como incentivo o Dia Nacional da Saúde Bucal, a campanha foi lançada em 27 de outubro de 2014, e teve como objetivo principal informar os servidores sobre as causas da erosão ácida nos dentes de forma interessante e didática. A campanha foi composta por um vídeo educativo, com trechos em animação gráfica, e-mail e cartão com dicas de saúde a ser distribuído para os pacientes.

Em Comunicação de Interesse Público, a campanha “Sou Cidadão, Digo Não à Corrupção”, de iniciativa da Cocin, classificou-se como finalista. A campanha tinha como objetivo aumentar a transparência e a eficiência da análise da prestação de contas dos candidatos às Eleições 2014.

Para tanto, criou-se uma marca própria e, a partir dela, foram elaborados materiais gráficos como banners, cartazes, bottons, panfletos e um manual com as informações sobre doação e prestação de serviços e produtos para candidatos e partidos políticos. Visando alcançar a máxima visibilidade, foi produzido também um VT para televisão, com duração de 30 segundos, feito com efeitos de animação gráfica.

O vídeo institucional classificado foi “O seu confirma”, que tinha como objetivo esclarecer a sociedade sobre a complexidade do processo de preparação da urna eletrônica, mostrando o volume de recursos empregados nesse trabalho.

Para isso, foi feita uma varredura de dezenas de horas de imagens, e selecionados quase 400 clipes com duração de 0,18 segundos em média. Em seguida, os clipes foram sincronizados ao andamento da trilha sonora, resultando em um vídeo institucional que transmite o dinamismo, o volume e a complexidade do trabalho da Justiça Eleitoral.

Conbrascom

O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e os integrantes do Sistema de Justiça. Por meio de debates, painéis e conferências, o Conbrascom estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribui para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.

O Conbrascom é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de ampliar o debate sobre a comunicação nos órgãos que integram o Sistema de Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, além da sociedade civil organizada.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC