TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Presidente do TRE-SC avalia biometria e divulga próximas ações

22.05.2015 às 16:59

Na quinta-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Baasch Luz, avaliou positivamente a primeira etapa da implantação da biometria e divulgou oficialmente o início do cadastramento biométrico obrigatório em Blumenau, que começará no dia 1° de junho. No mesmo dia, serão inaugurados três novos postos de atendimento no Estado, nas cidades de Florianópolis, Blumenau e Joinville.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

“A implantação da biometria, até o momento, está atendendo nossa expectativa inicial. Tivemos algumas dificuldades, mas estou muito satisfeito com o funcionamento e com o comparecimento do eleitorado, que está atendendo ao chamado da Justiça Eleitoral”, destacou o magistrado.

Em Joinville, o novo posto ficará na Rua Otto Boehm, n. 71, próximo ao hotel Tannenhof. Em Blumenau, o novo posto funcionará na Rua João Pessoa, n.161, próximo à loja Milium da Rua 7 de setembro. Já na Capital, mais um posto de atendimento biométrico será inaugurado na Rua Bulcão Viana, n.198, ao lado do Tribunal de Contas do Estado.

O planejamento da Justiça Eleitoral Catarinense prevê, para o segundo semestre de 2015, a instalação de mais dois novos postos em Florianópolis: um no Estreito e outro no Sul da Ilha. Para reforçar o atendimento em São José, será aberto também um novo posto de atendimento em Barreiros. Este posto será o segundo da cidade, que já está cadastrando eleitores no cartório, a exemplo do que aconteceu em Palhoça – que inaugurou um novo posto na última quarta-feira (20).  

A biometria é um projeto prioritário da administração do TRE-SC. Segundo a meta do Tribunal Superior Eleitoral, 2,2 milhões eleitores devem ser cadastrados para as Eleições de 2016 em Santa Catarina. Em seis cidades a biometria já é obrigatória, são elas: Florianópolis, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Biguaçu.

Para finalizar, o presidente pediu aos eleitores catarinenses que não deixem para se cadastrar na última hora, evitando assim as possíveis filas e o consequente cancelamento do título eleitoral.

O que precisa levar para fazer o cadastro?

Os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC