TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Mesmo obrigatória, só 10% dos eleitores de São José fizeram biometria

07.05.2015 às 17:42

Dos 152.105 eleitores de São José, apenas 15.231 se cadastraram biometricamente. Apesar de a biometria ser obrigatória no município, o número representa apenas 10,01% do eleitorado. A chefe da 84ª Zona Eleitoral (São José), Karina Bittencourt, destacou a importância de o eleitor comparecer ao cartório eleitoral o quanto antes. “Pedimos que o eleitor venha fazer seu cadastro logo, não deixe para a última hora e evite filas.”

A Central de Atendimento de São José está preparada para atender cerca de 250 eleitores por dia, porém, o número de atendimentos, no momento, chega somente a 160. Atualmente, 12 servidores operam os 22 kits de biometria instalados no cartório, mas a contratação de mais dez estagiários, que deve acontecer em breve, aumentará ainda mais a capacidade de atendimento.

As instalações do cartório são confortáveis, o ambiente é climatizado e mais de 30 pessoas podem aguardar sentadas, enquanto esperam o atendimento. Além disso, em média, leva apenas dez minutos para que o procedimento de cadastramento biométrico seja realizado.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

SERVIÇO

O que: cadastramento biométrico obrigatório em São José

Onde: no cartório do município (Av Beira Mar, Sn, Esquina Com a Rua Luiz Fagundes),

Quando: de segunda a sexta, das 12 às 19h

Quem: eleitores que ainda não se cadastraram biometricamente

O Que Levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente)

Confira o boletim eleitoral e siga nossa página no Sound Cloud

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC