TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Biguaçu tem que cadastrar biometricamente mais de 37 mil eleitores

15.05.2015 às 15:52

No total, Biguaçu possui um eleitorado de 44.638 pessoas, porém, apenas 7.346 fizeram a biometria até o momento. Este número representa apenas 16,46% do eleitorado. Dessa forma, os outros mais de 37 mil eleitores que ainda não se cadastraram devem realizar o procedimento até novembro deste ano. Quem não se cadastrar até lá terá seu título de eleitor cancelado.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

Na ultima quarta-feira (13), Biguaçu realizou o cadastramento biométrico de 108 eleitores. Apesar de o número ter superado a média diária de atendimento, que era de 60, ainda não é o esperado. O cartório eleitoral conta com sete guichês de atendimento, 2 servidores e 8 estagiários, o que lhe garante a capacidade de atender mais de 180 eleitores por dia.

Segundo o chefe da 2ª zona eleitoral (Biguaçu), César Augusto de Oliveira, a divulgação da obrigatoriedade da biometria feita entre os partidos políticos, a prefeitura, a câmara dos vereadores e a rádio comunitária, na semana passada, contribuiu muito para o aumento do número de atendimentos nesta semana.

O chefe de cartório destacou os melhores horários para os eleitores que querem evitar filas. “A partir das 17h o movimento de pessoas no cartório cai. É o melhor horário para o eleitor que quer evitar filas. Já às 14h é o contrário, neste horário há mais filas”.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

SERVIÇO

O que: cadastramento biométrico obrigatório em Biguaçu 

Onde: no cartório do município (Rua Hermógenes Prazeres, 277)

Quando: de segunda a sexta, das 12 às 19h

Quem: eleitores que ainda não se cadastraram biometricamente

O Que Levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente)

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC