TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Joinville recebe presidente do TRE e dá início à biometria

30.03.2015 às 17:35

Processo de cadastramento biométrico, iniciado na segunda-feira (23), é reforçado em Joinville

O presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, encerrou na quinta-feira (26) o roteiro de visitas a municípios do Norte e Nordeste Catarinense. Joinville foi a última cidade a receber a comitiva do Tribunal, com o objetivo de reforçar o processo de cadastramento biométrico iniciado no município na segunda-feira (23). Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul foram as duas outras localidades visitadas.

Na manhã de quinta, representantes dos diretórios municipais dos partidos políticos de Joinville, Blumenau, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Mafra, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Timbó, Itaiópolis, Pomerode, Guaramirim, Gaspar, Balneário Piçarras, Rio Negrinho, Barra Velha e Papanduva, além dos chefes de cartórios dessas localidades, receberam um treinamento de prestação de contas no Colégio dos Santos Anjos. “O objetivo do encontro é fazer com que os partidos conheçam as novas regras aprovadas pelo TSE e não incorram em erros no processo de prestação, especialmente no que diz respeito à arrecadação e à aplicação de recursos”, afirmou a coordenadora de Controle Interno do TRE, Denise Schlickmann.

À tarde, foi a vez dos juízes eleitorais desses municípios e, novamente, dos chefes de cartório reunirem-se com o presidente e demais gestores da Justiça Eleitoral. Após a abertura realizada pelo presidente Baasch Luz, assuntos como o planejamento das eleições municipais de 2016 e o projeto da “extranet” para magistrados, expostos pelo secretário de Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, e a reestruturação da Escola Judiciária Eleitoral, abordado pelo diretor-geral do TRE, Sérgio Martins, ganharam a atenção das quase 50 pessoas presentes no evento. O grande destaque, porém, ficou por conta do cadastramento biométrico. Fazendo um comparativo com a situação nacional, o diretor-geral revelou que Santa Catarina está “bastante atrasada em relação aos demais estados”. Segundo Sérgio Martins, o TRE pretende recuperar essa defasagem a partir da meta de dois milhões de eleitores biometrizados para o próximo pleito. “Aos poucos, vamos colocar em funcionamento as 750 máquinas que receberemos do TSE para coletar as digitais e foto do eleitor”, garantiu. Em Joinville, todos os 388.356 eleitores deverão passar pelo processo. Atualmente, a média de atendimentos está em 150 eleitores/dia.

No final do dia, os chefes de cartório de Gaspar, Indaial e Jaraguá do Sul foram treinados na Central de Atendimento ao Eleitor de Joinville, em função da implantação do cadastramento biométrico nesses municípios, prevista já para o primeiro semestre deste ano.

Por Jairo Grisa

Assessoria de Imprensa do TRE-SC