TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Santo Amaro da Imperatriz amplia cadastramento biométrico

20.02.2015 às 16:27

O objetivo é concluir o cadastro dos 16.215 eleitores.

Desde quarta-feira (18), foi ampliado o atendimento para realização do cadastro biométrico dos eleitores de Santo Amaro da Imperatriz. O objetivo é concluir o cadastro dos 16.215 eleitores do município, deixando-os aptos para votarem biometricamente nas Eleições de 2016.

O chefe da 67ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo Justen, destaca que, por enquanto, o atendimento é ordinário, mas tão logo se torne obrigatório, o eleitor terá apenas 30 dias para fazer o cadastramento. "Por isso é importante o eleitor se adiantar e evitar filas", alertou. Justen ainda destacou que “a Central está preparada para realizar o cadastro rapidamente, em torno de 10 minutos”.

Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor precisa apresentar documento oficial de identificação, título de eleitor (se existente) e comprovante de residência expedido nos últimos três meses.

A Central de Atendimento ao Eleitor de Santo Amaro da Imperatriz fica localizada na Rua Pedro Mansur Elias, 25, sala 01 (ao lado da agência dos Correios). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Biometria em SC

A biometria oferece um novo mecanismo de segurança às eleições, já que a nova identificação do eleitor com o reconhecimento de sua impressão digital exclui totalmente a possibilidade de uma pessoa votar por outra, afastando qualquer risco de fraude no procedimento de votação.

Nas eleições 2014, parte dos eleitores catarinenses já puderam votar usando sua impressão digital, em razão da adoção da votação híbrida (pelo título ou pela biometria – nos locais em que houve o cadastramento biométrico). Com a retomada do processo de cadastramento biométrico neste ano, a Justiça Eleitoral catarinense pretende gradativamente ampliá-lo para mais municípios de Santa Catarina.

Por Jairo Grisa / Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC