TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Nomes dos vencedores do concurso “VOTAR É MASSA!” são divulgados

20.11.2012 às 20:27

Concurso teve a participação de mais de 2 mil estudantes

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva divulgou os nomes dos vencedores do concurso de redação da campanha “VOTAR É MASSA!”, após a participação de mais de dois mil estudantes da rede de ensino de Santa Catarina.

Os ganhadores do concurso na faixa etária de 12 a 14 anos, cujo tema foi “O que é a Democracia?” são: na categoria escola particular, Bruna Sá de Medeiros, da E.E.B.P. Profª Adélia Cabral Varejão, Laguna; já entre as escolas públicas, a vencedora foi Caroline Raquel Schuh, da E.E.B. Nicolau Schoenberger, Cunhataí. E na faixa etária de 15 a 17 anos, os alunos discorreram sobre “Qual é a importância da Democracia?” e o primeiro lugar ficou com Gabriel Gomes Couto, do Colégio da Lagoa, Florianópolis, seguido por Renata Cassol Basso, da E.E.B. Rudolfo Luzina, Nova Erechim.

A cerimônia de certificação e premiação dos quatro vencedores, por categoria, de Santa Catarina ocorrerá no dia 19 de dezembro de 2012, no endereço da diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições municipais 2012 (CentroSul, em Florianópolis). Na ocasião, os autores das quatro melhores redações receberão o Certificado de Honra ao Mérito AMIGO DA JUSTIÇA ELEITORAL, confeccionado pela Ejesc e serão premiados. Dessa forma, os quatro  ganharão, na oportunidade, um Notebook Acer;

Mas outros ganhadores em Santa Catarina também receberão prêmios: o 2º colocado de cada categoria, um DVD portátil, com tela; o 3º lugar receberá uma câmera fotográfica Sony e, por fim, o 4º vencedor, um MP4 player

O secretário da Ejesc, Gonsalo Ribeiro, destacou que, além da premiação aos alunos dos quatro melhores textos por categoria, também receberão os mesmos prêmios supracitados, por ordem de colocação: em 1º lugar o Colégio da Lagoa, Florianópolis, pelo texto do aluno Gabriel Gomes Couto, que obteve a maior nota dentre todas as redações submetidas, independentemente da faixa etária e do tipo da escola; já o 2º lugar foi ocupado pela Escola de Educação Básica Rudolfo Luzina, Nova Erechim, em virtude da redação elaborada pela aluna Renata Cassol Basso, que obteve a maior nota dentre as redações submetidas por escolas públicas, independentemente da faixa etária.

Em 3º lugar ficou a Escola de Educação Básica e Profissional Profª Adélia Cabral Varejão (Fundação Bradesco), Laguna, pelo texto da aluna Bruna Sá de Medeiros, que obteve a maior nota dentre as redações submetidas por escolas particulares, na faixa etária de 12 a 14 anos; e, por fim, o 4º lugar foi da Escola de Educação Básica Nicolau Schoenberger, Cunhataí, em decorrência do texto da aluna Caroline Raquel Schuh, que obteve a maior nota dentre as redações submetidas por escolas públicas, na faixa etária de 12 a 14 anos.

Além disso, o autor de cada um dos municípios integrantes de cada zona eleitoral receberá um certificado, confeccionado pela Ejesc, das mãos do juiz eleitoral na ocasião da cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais 2012, na data e no endereço da diplomação da zona eleitoral (comunicados pelo cartório oportunamente), quando receberá um Certificado de Honra ao Mérito AMIGO DA JUSTIÇA ELEITORAL.

Entenda a campanha “VOTAR É MASSA!”

A Campanha “VOTAR É MASSA!”, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral, servirá como ferramenta para implementação de algumas ações destinadas ao público jovem, buscando despertar nele a importância da participação no processo político, seja entendo-o melhor, seja alistando-se como eleitor, seja votando bem.

O concurso de redação é uma dessas ações, o qual almeja saber o pensamento do jovem acerca do assunto. Assim, visa-se escolher o melhor texto de cada cidade para cada categoria: escola pública e escola particular, separadas entre alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC