TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
 
Início conteúdo

Eleitores de 8 municípios devem comparecer obrigatoriamente à revisão

03.05.2017 às 14:13

Oito municípios em Santa Catarina começaram a realizar a revisão de eleitorado na última segunda-feira (17). Os eleitores de Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú devem agendar o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e evitar assim possíveis filas. Nesses oito municípios, o processo de revisão acontecerá até o dia 7 de dezembro de 2017. O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado.

Em alguns desses municípios, o cadastramento já vinha sendo realizado ordinariamente. É o caso de Jaraguá do Sul que tem, até agora, o maior número de eleitorado cadastrado biometricamente (13,14%). Camboriú conta com 11,58% dos eleitores biometrizados, seguido de Balneário Camboriú, com 10,44%, e Botuverá, com 10,22%. Já Corupá e Brusque seguem com 9,47% e 9,16% dos eleitores cadastrados, respectivamente. Guabiruba conta com 6,60% e Itajaí, que começou a realizar a biometria junto com o procedimento de revisão, tem apenas 0,91% dos eleitores cadastrados. 

O cartório eleitoral de Jaraguá do Sul registrou, na terça-feira (18), 273 atendimentos. Já em Itajaí e Balneário Camboriú, 143 eleitores foram atendidos em cada cartório. Por sua vez, o cartório de Brusque atendeu 110 eleitores. “Nós orientamos os eleitores a procurarem o cartório com antecedência e fazer seu agendamento pelo site do Tribunal, ou por meio de ligação telefônica para o cartório, para agilizar o atendimento e evitar filas”, acrescentou o chefe da 56ª zona eleitoral (Balneário Camboriú), Leonardo Marcelino de Godoy. 

O número de agendamentos ainda não é o esperado. Em média, nos cartórios desses oito municípios, na terça-feira (18), foram agendados 80 eleitores. Com exceção de Brusque, que, para o dia de ontem, só teve 21 agendamentos. “Quem faz o agendamento é atendido no horário e quem vem para o cartório sem agendar acaba tendo que esperar em média meia hora para ser atendido”, destacou a chefe de cartório da 87ª zona eleitoral (Jaraguá do Sul), Walana de Azevedo Souza. 

A revisão do eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Nesses oito municípios, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas para o cadastramento biométrico. Para realizar o procedimento, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento eleitoral – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC