TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Votação Paralela está acontecendo neste domingo (30)

30.10.2016 às 12:33

Na manhã deste domingo (30), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, fez visita, juntamente com o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, à Votação Paralela, que está acontecendo no Tribunal de Contas da União, em Florianópolis. “A Votação Paralela é fundamental para garantir a segurança de todo o processo eleitoral. É por meio desse procedimento que se faz a verificação de que as urnas estão isentas de problema”, destacou. 

O presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juiz Marcelo Carlin, está supervisionando todo o processo e explicou o que está acontecendo neste domingo. “Hoje os servidores do TRE estão depositando na urna eletrônica os votos de papel que foram preenchidos pelos alunos do Catarinense ontem. Esses votos estão sendo inseridos na urna eletrônica, voto a voto. Todo esse procedimento vai ocorrer durante o decorrer do dia e está sendo filmado. ”

O procedimento é idêntico ao do primeiro turno: após a emissão da zerézima, relatório que demonstrou a ausência de votos nas três urnas eletrônicas, os votos das cédulas estão sendo digitados nas urnas por servidores do TRE-SC que compõem a equipe da Votação Paralela, durante o horário oficial de votação. Às 17 horas, com o encerramento da votação oficial, também será finalizada a auditoria. Todo o procedimento é auditado também por uma empresa externa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC