TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC realiza sorteio das urnas que participarão da Votação Paralela

29.10.2016 às 11:08

Na manhã deste sábado (29), aconteceu o sorteio das urnas que irão participar da Votação Paralela, que acontecerá neste domingo (30), no Tribunal de Contas da União (Rua São Francisco, 234, Centro). Três urnas do Estado foram sorteadas: uma de Florianópolis, uma de Blumenau e outra de Joinville – cidades onde acontecerá o 2° turno. Logo após a definição das urnas, foi a hora de sortear o índice de abstenção das votações.

O presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juiz Marcelo Carlin, destacou que a Votação Paralela é uma forma de garantir a segurança do sistema eleitoral. “A urna eletrônica é um dispositivo sem conexão com a internet, que tem um software inserido nela e nós realizamos essa auditoria para nos certificarmos que não há fraude nesse programa”. 

O sorteio das urnas foi realizado com a participação de alunos do Colégio Catarinense e de filhos de servidores do TRE-SC. Logo após, os estudantes preencheram cédulas de votação de papel, com os dados dos candidatos oficiais de cada um dos três municípios. 

Posteriormente, essas cédulas foram depositadas em urnas de lona, que serão lacradas e abertas somente neste domingo (30), no horário de início da votação oficial, às 8 horas. A Votação Paralela é aberta ao público e é regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Resultado - Urnas sorteadas

Zona Eleitoral

Município

Local de Votação

Seção

 

Índice de Abstenção

89ª

Blumenau

Centro de Educação Profissional Hermann Hering

211

23%

96ª

Joinville

Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss

186

23%

12ª

Florianópolis

Escola de Educação Básica Padre Anchieta

048

24%

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC