TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC finaliza segundo turno com sucesso

30.10.2016 às 20:05

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina concluiu a apuração dos votos do segundo turno das Eleições 2016, às 18h53, deste domingo (30). Dos 918.978 eleitores catarinenses que deveriam ir às urnas no segundo turno, 87,23% compareceram, ou seja, 12,77% do eleitorado não foi votar.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, destacou o sucesso do pleito eleitoral. “A Justiça Eleitoral está satisfeita com os resultados. O nosso trabalho foi desenvolvido com muito profissionalismo. Os servidores da Casa, os juízes eleitorais e todos aqueles que colaboraram para o sucesso do pleito estão de parabéns. Além disso, parabenizo também os candidatos, os que foram eleitos e os que não foram, porque todos eles disputaram com muita vontade de vencer. A democracia só cresce e se fortalece com essas pessoas. A sociedade está esperando que haja uma renovação no que diz respeito à atuação da classe política. ”

Os três maiores colégios eleitorais de SC elegeram seus prefeitos. Em Florianópolis, a disputa foi grande, Gean Loureiro (PMDB) venceu a eleição com 50,26% dos votos válidos. Já a sua concorrente Ângela Amim (PP) obteve 49,74% dos votos. No total, o índice de abstenção dos eleitores de Florianópolis foi de 16,18%.

Em Joinville, Udo Dohler (PMDB) se elegeu com 55,60% dos votos válidos. Já Darci de Matos (PSD) fez 44,40% dos votos. No maior colégio do Estado, o índice de abstenção foi de 10,52%. 

Por fim, Blumenau também escolheu o seu novo prefeito no segundo turno. Napoleão Bernardes (PSDB) se elegeu com 57,56% dos votos válidos. O concorrente Jean Kuhlmann (PSD) obteve 42,44%. Dos eleitores de Blumenau, 11,61% não foram às urnas. 

Votação durante o domingo

A votação do segundo turno das Eleições 2016 encerrou em Florianópolis, Blumenau e Joinville, às 17h, sem ocorrências de filas. Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 12 urnas foram substituídas por problemas técnicos em todo o Estado.

Os municípios de Joinville e Blumenau substituíram, cada um deles, quatro urnas. Já em Florianópolis, três urnas foram trocadas. A outra urna substituída foi a de Jaraguá do Sul, de uma mesa de justificativa. Não foram registradas ocorrências policiais durante todo o dia.

O primeiro boletim de urna totalizado no Estado foi do município de Joinville, às 17h05. A última seção a ser totalizada foi de Florianópolis. O primeiro município a contar todos os votos foi Joinville, que terminou a apuração às 18h47.

Por Stefany Alves 
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC