TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Faltam 10 dias para o 2° turno e TRE-SC intensifica preparativos

20.10.2016 às 16:41

Faltam apenas dez dias para o segundo turno das Eleições Municipais de 2016 e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está finalizando os últimos detalhes para que os 918.979 eleitores de Florianópolis, Joinville e Blumenau possam escolher seus prefeitos. O segundo turno acontecerá no domingo (30). A votação ocorrerá das 8h às 17h. A expectativa da Justiça Eleitoral é que a totalização dos votos aconteça até as 19h30.

Nos três municípios, a identificação do eleitor será biométrica. Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral, a biometria confere mais segurança para o processo eleitoral, pois a identificação do eleitor será feita pela digital e isso diminuirá os riscos de qualquer equívoco ou tentativa de fraude nas eleições.

No primeiro turno, o voto pela biometria durou, em média, 44 segundos. A expectativa é de que, como no segundo turno a votação será somente para prefeito, a duração média do voto seja ainda menor. 

No total, 11.411 mesários atuarão nos três municípios onde terá segundo turno. Além disso, mais 704 mesários trabalharão nas mesas de justificativas distribuídas por todas as cidades do Estado. Confira aqui mais informações sobre justificativa no segundo turno. 

A entrega das urnas, que serão utilizadas no dia 30 de outubro, aos locais de votação acontecerá no dia 29 de outubro. No total, 3.666 urnas serão utilizadas em Florianópolis, Blumenau e Joinville. 

A configuração das urnas começou a acontecer no último dia 19, em Blumenau, com a geração das mídias, que contém dados como nome, número, partido e fotografia dos candidatos a prefeito. Além disso, outras informações são inseridas, tais como os eleitores por seção eleitoral e as memórias de resultado. O procedimento será concluído, em Florianópolis, no dia 21 e, em Blumenau e Joinville, no dia 20.

Os seis candidatos que concorrerão ao segundo turno estão com os registros de candidaturas em situação regular perante à Justiça Eleitoral. Em Florianópolis, a disputa será entre Gean Loureiro (PMDB), que teve 40,39% dos votos válidos, e Ângela Amim (PP), que alcançou 24,57%.

No maior colégio do estado, Joinville, Udo Dohler (PMDB), com 45,01% dos votos válidos, e Darci de Matos (PSD), com 27,53%, foram para o segundo turno. Por fim, Blumenau também escolherá o seu novo prefeito, entre Napoleão Bernardes (PSDB), que recebeu 44,81% dos votos válidos, e Jean Kuhlmann (PSD), que obteve 35,06%.

As propagandas eleitorais começaram a ser transmitidas no rádio e na televisão no dia 11 de outubro, em Florianópolis e Blumenau, e no dia 12 de outubro, em Joinville, conforme acordado entre a Justiça eleitoral e os candidatos nas reuniões do Plano de Mídia. Conforme a legislação eleitoral, no segundo turno, o horário eleitoral é dividido em dois períodos diários, tendo início às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.

Devido ao período eleitoral, alguns setores da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e os cartórios eleitorais de Florianópolis, Joinville e Blumenau estão trabalhando em regime de plantão até o dia 16 de dezembro, conforme determina a Portaria P n. 262/2016. O horário do plantão é das 15 às 19 horas. 

Entre magistrados, servidores, estagiários, técnicos de urna, delegados de prédios e mesários, são aproximadamente 14 mil pessoas que estão trabalhando na Justiça Eleitoral para o sucesso do segundo tuno. 

Mais informações para os eleitores estão no site do TRE-SC. Caso as dúvidas persistam, o TRE-SC disponibilizará ainda o Disque-Eleitor nos dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 18h, e no dia 30, das 7h às 18h. O telefone é 0800-647-3760. 

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC