TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Ciclistas apoiam Justiça Eleitoral na apuração da eleição

29.10.2016 às 16:02

Um grupo de 35 ciclistas vai colaborar na logística de recolhimento e entrega das mídias, com o resultado de 265 seções eleitorais, ao cartório da 12ª Zona Eleitoral (ZE). O projeto piloto ocorrerá neste domingo (30), na região central de Florianópolis, além dos bairros Agronômica, Trindade, Córrego Grande e Pantanal, e pretende adequar ações eleitorais à ideia de mobilidade e sustentabilidade. “A expectativa é de que a experiência se transforme em um marco na história das eleições catarinenses, na medida em que sociedade e Justiça se unem em uma causa comum: da mobilidade urbana e do desenvolvimento sustentável. É possível sobrevivermos sem veículos automotores”, afirma a chefe de cartório da 12ª ZE, Ana Ungaretti, que encampou o projeto.

Em vez de se valer de motociclistas de uma empresa contratada – método tradicional de recolhimento das mídias -, os ciclistas, de forma voluntária e gratuita, sairão de 31 locais, onde estão instaladas as seções, tão logo se encerre a votação. “Os delegados de prédio entregarão o material aos ciclistas que, imediatamente, se deslocarão ao cartório da 12ª ZE, localizado na Avenida Rio Branco”, explicou o servidor Gonsalo Ribeiro. “Trocar motos por bicicletas faz com que a Justiça Eleitoral agregue uma importante parcela da população que, tal como a Instituição, acredita no propósito de fazer diferente e construir uma cidade melhor”, concluiu.

William Savi, um dos ciclistas participantes do projeto, afirmou que esse apoio à Justiça Eleitoral serve para dar visibilidade à sociedade do quanto a bicicleta pode ser muito mais do que algo lúdico. “A bicicleta não é o lazer do futuro, mas um efetivo meio de transporte do presente”.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina pretende divulgar o resultado final das eleições municipais de Florianópolis, Joinville e Blumenau até as 18h30 de domingo.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC