TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Urnas de Fpolis, Joinville e Lontras participarão da Votação Paralela

30.09.2016 às 15:03

Na manhã deste sábado (1°), aconteceu o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela. Das quatro urnas sorteadas, duas foram da Capital, uma de Joinville e outra de Lontras. Logo após a definição das urnas, foi a hora de sortear o índice de abstenção das votações. O procedimento, aberto ao público, foi realizado às 9h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

O presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juiz Marcelo Carlin, destacou que a Votação Paralela é uma forma de garantir a segurança do sistema eleitoral. “A importância dessa auditoria é assegurar que o dispositivo da urna eletrônica não tem adulteração. A nossa expectativa é confirmar que não há fraude alguma na urna eletrônica, divulgar, para a sociedade, a Votação Paralela, que existe desde 2002, e é de suma importância para a lisura do pleito. ”

A abertura do evento foi feita pelo presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, que agradeceu a presença de representantes da Ordem de Advogados do Brasil, da Polícia Civil, Militar, Federal e Rodoviária, dos auditores, dos servidores, dos diretores dos colégios participantes da votação e dos juízes eleitorais. “Agradeço a presença e desejo a todos uma boa eleição, que, amanhã, nós possamos todos juntos caminharmos no sentido de uma renovação de espírito, de propostas, de sentimentos, de busca do melhor para o interesse de todos e da sociedade em particular”.

O sorteio das urnas foi realizado com a participação dos alunos do Colégio Catarinense, da Escola Estadual Professor Henrique Stodieck, da Escola Dinâmica e por filhos de servidores do TRE-SC. Após o procedimento, os alunos foram convidados a preencher as cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Os nomes e números dos candidatos são reais, porque as urnas já estão configuradas com os dados oficiais, lacradas e prontas para as Eleições.

Após as cédulas de papel serem preenchidas, elas foram depositadas em urnas de lona, lacradas e, posteriormente, serão encaminhadas ao local da Votação Paralela, no Colégio Catarinense. Imediatamente após o sorteio, os juízes das zonas eleitorais das quatro urnas foram comunicados para substituí-las por urnas de contingência. As quatro urnas serão encaminhas ao TRE-SC, com escolta das Polícias Federal e Militar, e, amanhã, elas serão transportadas para o Colégio Catarinense.

“São diversas as atribuições da Polícia Militar na Votação Paralela. Hoje, nós vamos fazer a escolta das urnas sorteadas e da distribuição das urnas nos locais de votação, conforme os pedidos dos juízes eleitorais. Já amanhã nós vamos fazer o policiamento dos locais de votação e de apuração e atenderemos as demandas de urgência que acontecem eventualmente durante todo o processo de votação”, destacou o chefe da Seção de Operações da Polícia Militar, tenente coronel Ricardo de Souza, que estava presente no sorteio.

No domingo, os votos serão inseridos nas urnas eletrônicas sorteadas, com o objetivo de demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A votação do domingo também é aberta ao público e conta com os mesmos procedimentos utilizados nas eleições oficiais, incluindo a emissão da zerésima - para demonstrar que inicialmente nenhum candidato possui votos - e do boletim de urna.

A Votação Paralela é regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral e acontece no mesmo dia das Eleições em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. O procedimento acontece das 8h às 17h do domingo, mesmo horário das Eleições.

Urnas sorteadas – Índice de Abstenção

Zona Eleitoral

Município

Local de Votação

Seção

Índice de Abstenção

102ª – Rio do Sul

Lontras

E.E.B. Regente Feijó

52

20%

105ª - Joinville

Joinville

E.M. Professor Sylvio Sniecikovski

249

25%

101ª - Florianópolis

Florianópolis

E.E.B. Ireneu Bornhausen

219

24%

12ª - Florianópolis

Florianópolis

E.E.B. Professor Henrique Stodieck

217

25%


Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC