TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC realiza treinamento dos auditores de registros de candidaturas

31.08.2016 às 16:07

Nesta quinta-feira (1), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou o treinamento dos auditores de registros de candidatura para as Eleições 2016. No total, 32 servidores da Sede do TRE-SC participaram do treinamento, que teve como objetivo alinhar os procedimentos que vão ser adotados durante as conferências, que serão realizadas nos cartórios eleitorais. 

O trabalho dos auditores consiste em confrontar os dados dos processos dos registros com o sistema de candidaturas, que é responsável por gerenciar os dados dos candidatos, dos partidos e das coligações. Além disso, este sistema alimenta os demais, incluindo o de votação, de totalização e de divulgação das candidaturas e dos resultados. 

A coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, destacou a importância das conferências. “Caso haja uma alteração nos registros de candidatura via processo, e isso não reflita no sistema, nós podemos ter a votação comprometida. Por isso, no caso de qualquer pedido de alteração de número, de foto ou de nome de candidato, a Justiça Eleitoral precisa garantir que isso constará também no sistema”. 

Alguns servidores já realizaram as conferências em anos anteriores. Para eles, o treinamento servirá para relembrar o procedimento. Além disso, eles vão poder ajudar os servidores que ainda não têm experiência como auditores durante os trabalhos. 

A assessora executiva do TRE-SC, Simone Di Bernardi Martins, atuará pela primeira vez como auditora dos registros e destacou que, para ela, será uma experiência importante, pois terá a oportunidade de auxiliar o trabalho dos cartórios. “Todo o processo do registro de candidatura é relevante, pois qualquer problema que ocorrer pode interferir no dia da eleição. ”

Os 32 auditores serão divididos em duplas que ficarão responsáveis pelos 16 roteiros, que abrangerão todas as zonas eleitorais do Estado. As conferências começarão no dia 13 de setembro e têm previsão para durarem aproximadamente oito dias.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC