TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE reúne comandos das polícias para tratar de segurança nas eleições

11.08.2016 às 15:00

O TRE-SC reuniu na tarde desta quinta-feira (11) os comandos das polícias de Santa Catarina  para alinhar a logística de segurança das Eleições 2016.  

Segundo o presidente da Instituição, desembargador Cesar Abreu, o objetivo do encontro foi promover “uma conversa de aproximação com os representantes das polícias militar, civil, rodoviária e federal, já que caberá aos juízes eleitorais convocar reuniões locais específicas, por se tratar de eleições municipais”. O desembargador apresentou a sistemática das eleições e solicitou apoio especial de segurança em alguns pontos considerados críticos para a Justiça Eleitoral, como os locais de apuração, que normalmente são os próprios cartórios eleitorais, e as áreas de armazenamento de urnas eletrônicas. “Infelizmente, a prática da compra de votos é outro fator preocupante e ainda bastante corrente. Essa é mais uma situação em que a polícia pode agir de imediato, sem aguardar ordem do juiz eleitoral”, afirmou o presidente.

O vice-presidente e corregedor do TRE-SC, desembargador Antonio Monteiro Rocha, reforçou a necessidade de apoio das polícias, destacando a importância de suas atuações nas eleições municipais. “Talvez esse momento seja a única esperança de representantes com mais eficiência serem escolhidos pela vontade popular. Por isso, cabe-nos dar segurança ao exercício desse direito do cidadão”, destacou. O vice-presidente alertou ainda para situações novas que podem gerar conflitos nesta eleição, por conta da mudança na legislação eleitoral. “Na propaganda de rua, cavaletes, bonecos, placas, estandartes, faixas estão proibidos, sendo possível o uso de bandeiras, desde que não atrapalhem o fluxo ao longo das vias públicas, seja de pedestres ou carros. É preciso estarmos atentos a isso”, concluiu.

Ao final do encontro, foi distribuído um guia de orientação para a polícia, que pode ser consultado AQUI.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC