TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Reunião do plano de mídia da Capital aconteceu na sexta (19)

19.08.2016 às 19:20

Nesta sexta-feira (19), aconteceu a reunião do plano de mídia de Florianópolis para as próximas eleições municipais. Representantes de partidos políticos, de coligações, de emissoras de televisão e de rádio se reuniram para o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita. A renião aconteceu às 14h30, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e foi coordenada pelo juiz da 100ª Zona Eleitoral (Florianópolis), Leone Carlos Martins Júnior, e pelo promotor eleitoral, Rogério Ponzi Seligman.

Confira aqui a escala horária de propaganda em rede para rádio e para televisão e a distribuição do tempo para o cargo de prefeito. Outros documentos da reunião podem ser acessados aqui.

No encontro, foi definido também o plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito - inserções. Além disso, orientações sobre o cadastro dos partidos no Sistema Auge - Controle de Propaganda Eleitoral, o uso do Mural Eletrônico e os formatos das mídias foram fornecidas aos partidos e às coligações.

A possibilidade de segundo turno também foi pauta da reunião. Os partidos e emissoras entraram em acordo quanto ao reínicio da veiculação de propaganda, caso houver segundo turno: 11 de outubro.

O juiz eleitoral da 100ª ZE destacou que, durante a reunião, algumas dúvidas dos partidos e das coligações foram esclarecidas sobre as modificações das regras da propaganda eleitoral. “Houve uma redução de tempo da propaganda e da própria campanha. Os candidatos deverão ser mais objetivos e tentar atingir o eleitor com suas propostas. Esperamos que isso também reduza o número de ataques indevidos e ofensas”.

Conforme determina o Calendário Eleitoral, esta sexta-feira, dia 19, é o último dia para os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda eleitoral no município realizarem sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. Em Santa Catarina, 32 zonas eleitorais se reuniram com os partidos e emissoras.

Propaganda eleitoral gratuita

O Calendário eleitoral para as próximas eleições estabelece a data de 26 de agosto para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Nas eleições para prefeito, a propaganda será feita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.

Ainda nas eleições para os cargos de prefeito e vereador, a propaganda será realizada mediante inserções de 30 e 60 segundos, no rádio e na televisão. Totalizando, dessa forma, setenta minutos diários, de segunda-feira a domingo, que serão distribuídos ao longo da programação, entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC