TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Alunos do Menino Jesus visitam museu do TRE-SC

30.08.2016 às 15:02

Na tarde desta quarta-feira (31), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina recebeu os alunos do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ) para uma visita ao Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes.
Com o conteúdo “Aspectos Políticos Municipais” estudado em sala de aula, os estudantes do 3º ano do ensino fundamental puderam ampliar seus conhecimentos sobre eleições, votos, urnas, atribuições dos candidatos e as funções do TRE-SC.

A professora do CEMJ, Carolina Sell, falou sobre a importância de proporcionar esse encontro entre os alunos e a Justiça Eleitoral. “Eventos como esse concretizam a aprendizagem e a tornam mais significativa quando eles ouvem falar, visualizam e conhecem através de um servidor do próprio Tribunal. É muito interessante eles poderem vir olhar, conhecer, pois é algo que estamos vivenciando neste momento com o período eleitoral”, afirmou.

A aluna Catarina Luz D’eça Lemos, 8 anos, ficou feliz por conhecer o Museu do TRE-SC e saber um pouco mais sobre a Justiça Eleitoral. “Eu achei muito legal. Aprendi sobre as eleições, vi as urnas e aprendi sobre o que o presidente, o governador e o prefeito fazem”, comentou.

A chefe da Seção de Arquivo que conduziu o evento, Sandra Zanon, destacou o objetivo de realizar visitas como essa. “Entendemos que abrir as portas do Museu não é apenas para difundir a memória da Justiça Eleitoral catarinense, mas também para incentivar mais essas crianças, que no futuro serão jovens eleitores, com relação à política que no momento está em descrédito. Então, o objetivo é motivá-los e mostrar que a democracia é importante, que precisamos participar da vida política do país e de quê forma devemos fazer isto”, afirmou.

No encontro organizado pela Secretaria Judiciária, Coordenadoria de Gestão da Informação e Seção de Arquivo, os cerca de 20 alunos puderam esclarecer o papel da Justiça Eleitoral, a importância de escolher os candidatos e a evolução das Eleições.

Por Samantha Jaques / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC