TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC lança campanha em abertura do Congresso de Direito Eleitoral

07.07.2016 às 15:43

Nesta quinta-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou a campanha “A Vitória da Democracia”, na abertura do I Congresso Catarinense de Direito Eleitoral do TRE-SC e do IV Congresso Catarinense de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC).

A campanha tem como objetivo informar o eleitor sobre a importância da escolha consciente dos candidatos, do exercício livre do voto, da fiscalização ativa dos gastos da campanha e do acompanhamento dos mandatos dos representantes eleitos, ressaltando, ainda, novidades da última Reforma Eleitoral.

O coordenador da campanha, desembargador Rodrigo Collaço, destacou que o objetivo principal é motivar a participação popular na política. “As pessoas estão descontentes com a o cenário político brasileiro, mas a solução não é deixar de participar e diminuir ainda mais o valor da política. Cabe a nós motivar a participação do eleitor e a escolha consciente dos seus representantes, para que possamos melhorar as condições de vida do cidadão.”

A campanha foi realizada a partir de uma parceria entre a ALESC, a empresa Neo Vox Comunicação e a Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC. Além de todo o material gráfico e audiovisual, a campanha também conta com a divulgação das mídias sociais do TRE-SC e dos principais veículos de comunicação do Estado.

Confira aqui os materiais que integram a campanha do TRE-SC.

Vídeo 1 - A Vitória da Democracia - Vitória
Vídeo 2 - A Vitória da Democracia - Transparência
Making Of - A Vitória da Democracia

Congresso Catarinense de Direito Eleitoral

O Congresso Catarinense de Direito Eleitoral é promovido pelo TRE-SC, pela Comissão de Direito Eleitoral da Seccional da OAB/SC e pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento está reunindo, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), os mais renomados profissionais para discutir temas do Direto Eleitoral, da Reforma Política e das novas regras para Eleições 2016, visando a atualização nessas áreas.

Em seu discurso, na abertura do Congresso, o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, acrescentou que o evento faz parte de um processo de conscientização da sociedade, que deve ser contínuo. “Quando se fala em democracia, também devemos mencionar a melhoria da qualidade e das condições de conhecimento da própria sociedade em relação aos seus direitos e suas obrigações, para que possamos escolher representantes legítimos.”

Além disso, o presidente do TRE-SC, agradeceu a presença no evento do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, e destacou a importância do apoio e da parceria sempre constante da Federação.

O presidente da OAB/SC, Paulo Brincas, também discursou na abertura do Congresso e destacou a falta de credibilidade da política pela sociedade brasileira. “Estamos vivendo um momento histórico no Brasil, toda vez que a política se apequena, as instituições e a Justiça Eleitoral têm que ocupar o espaço. Este evento serve para mostrar o caminho e apontar soluções. É responsabilidade de todos nós brasileiros salvar a política”, afirmou.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Aldo Schneider, também reafirmou que todos nós devemos fazer nossa parte. “É muito simples apontar o dedo para o erro do próximo, mas não podemos esquecer que a política é a expressão do povo brasileiro, todos os políticos são o retrato da sociedade, eles foram eleitos democraticamente.”

No encerramento da manhã do evento, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga Neto, fez um apelo aos magistrados eleitorais e enalteceu as novas regras inseridas recentemente pela Reforma Eleitoral. “Essa eleição será um marco, assim como este Congresso, pois nós precisamos estabelecer uma nova ordem democrática no país, dirigida mais a concretização da soberania popular, do que efetivamente um processo voltado à classe política”.

O evento está acontecendo no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na Rua Álvaro Millen da Silveira, n. 208, no Centro de Florianópolis.

Confira a programação completa no site da ALESC.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC