TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC participa de 38º Encontro do Colégio de Corregedores

24.05.2016 às 14:12

Na última quinta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina participou do 38º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA).

No evento, foram discutidos os procedimentos cotidianos dos cartórios e da legislação eleitoral para viabilizar soluções judiciais na elaboração das normas políticas e eleitorais do país.

O TRE-SC foi representado pelo coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral, Giovani Moisés Pacheco, que apresentou o Sistema Justifica. Resultado de uma parceria com Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o Sistema permite a recepção, pela internet, dos requerimentos de justificativa eleitoral realizados após as eleições.

Nas eleições de 2014, o Sistema foi utilizado por eleitores cadastrados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e no exterior.

O Colégio de Corregedores reforçou a solicitação de implementar o Sistema Justifica na infraestrutura computacional do Tribunal Superior Eleitoral, já encaminhada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (CRE-SC).

“A migração do Sistema será indispensável para o sucesso de sua utilização nas eleições de 2016, dado o grande aumento da demanda esperado a partir da inclusão de todos os TREs interessados”, destacou Giovani.

No encontro, foram ministradas também palestras sobre: o Portal da Transparência, apresentada pelo TRE-RO; Sistema Infodip – Módulo de Sanções, apresentada pelo TRE-PR; e Georreferenciamento das Zonas Eleitorais, apresentada pelo TRE-MA.

Por Samantha Jaques / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC