TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRE-SC participa de reunião com ministro Gilmar Mendes

13.05.2016 às 18:02

Na manhã desta sexta-feira (13), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Abreu, participou de uma reunião com recém empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, e com os demais presidentes dos TREs do país. O objetivo do evento, que aconteceu em Brasília, foi tratar de assuntos do processo eleitoral e das eleições que serão realizadas no próximo dia 2 de outubro.

No evento, foram apresentados os novos dirigentes do TSE, como o secretário-geral da Presidência, Luciano Fuck, e o diretor-geral, Maurício Caldas. Segundo o ministro, esse primeiro contato servirá para construir pontes e estabelecer uma relação franca e aberta no projeto de maior integração da Justiça Eleitoral.

“Não teremos dificuldades de ordem burocrática na relação entre TSE e TREs. Vamos trabalhar com espírito de cooperação para manter o elevado prestígio que a Justiça Eleitoral conquistou perante a sociedade”, destacou o presidente do TSE.

Diversos integrantes dos TREs manifestaram preocupação com os cortes no orçamento que poderiam comprometer a realização das eleições municipais. Sobre essa questão, o ministro Gilmar Mendes destacou que já está em contato com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e que o diálogo com o Poder Executivo será no sentido de garantir o orçamento para a realização das eleições sem maiores percalços.

O ministro Gilmar Mendes anunciou que, ainda no mês de maio, haverá reunião do diretor-geral do TSE com os diretores dos TREs para alinhar as estratégias e, a partir de então, as equipes poderão ter um contato mais próximo.

“Quero que os senhores percebam que nós queremos primar pelo diálogo, e as portas estarão abertas para a relação com os TREs”, afirmou o ministro. Além disso, Gilmar Mendes destacou que essa será a postura não só da Presidência, mas também de todas as áreas do TSE. 

Segundo o ministro, essa integração será necessária para atingir o propósito de cumprir bem a função que a Justiça Eleitoral desempenha e manter o elevado prestígio que tem com a sociedade brasileira, conquistado a partir da criação da urna eletrônica e da divulgação rápida do resultado das eleições. “Isso nos obriga a continuar o esforço no sentido de seu aprimoramento. Com o sucesso da biometria, por exemplo, nós vamos aumentando o nível de credibilidade e esse processo deve ser sempre contínuo e aperfeiçoado”, enfatizou.

O ministro Gilmar Mendes tomou posse na noite desta quinta-feira (12) e permanecerá no cargo até fevereiro de 2018. O vice-presidente do TSE é o ministro Luiz Fux.

Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC
Com informações do TSE