TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Nove municípios catarinenses terão eleições híbridas em outubro

19.05.2016 às 17:58

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina informa ao TSE nesta sexta-feira (20) quais municípios catarinenses terão eleição híbrida neste ano, ou seja, quando o eleitor tanto pode votar pelo processo de identificação biométrico, quando se identifica pela impressão digital, como também pelo processo de identificação tradicional.

No estado, além daqueles que tiveram revisão do eleitorado obrigatória, outros nove municípios realizaram o cadastramento biométrico em atendimento ordinário entre 2015 e 2016. De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patricia Sardá, “os eleitores dessas cidades que compareceram aos cartórios para realizar alguma atualização cadastral, já realizaram a biometria”. Ao total, são cerca de 27 mil os eleitores cadastrados biometricamente nesses municípios.

Jaraguá do Sul é o município com o maior número de eleitores cadastrados com a nova tecnologia. Pouco mais de 8 mil pessoas, que representam 7% do eleitorado jaraguaense, poderão utilizar a identificação biométrica. Mas, em relação à quantidade de eleitores por município, Itapoá está mais adiantado, tendo cadastrado 25% de seu eleitorado, equivalente a 3.450 pessoas; seguido de Garuva, com 16,5% dos eleitores com biometria, totalizando 1.857 cadastramentos realizados.

O eleitor que votar via processo biométrico também deve comparecer à seção eleitoral portando documento original com foto. “A identificação biométrica é um adicional, que autentifica a identificação e garante a segurança das eleições, e não substitui o processo de identificação por documento do eleitor”, ressalta Patrícia Sardá.

 

Relação de municípios com eleições híbridas em SC

Balneário Camboriú

Botuverá

Brusque

Camboriú

Corupá

Garuva

Guarabiruba

Itapoá

Jaraguá do Sul

 

Por Beatriz Cerino

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC