TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE assina convênio com a FCC para gestão documental e museológica

14.04.2016 às 14:23

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina firmou convênio com a Fundação Catarinense de Cultura, visando a troca de conhecimentos na área de Gestão Documental e Museológica. A parceria está em vigência desde fevereiro deste ano e perdurará por dois anos. Entre os principais objetivos do TRE-SC está o desenvolvimento de ações voltadas à conservação e organização do acervo do Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes. 

Segundo o Coordenador de Gestão da Informação do TRE-SC, Edmar Sá, atualmente, está sendo realizado o arrolamento de todos os itens que fazem parte do acervo do Centro de Memória; posteriormente será feito o inventário das peças; elaborado o Regimento Interno e o Plano Museológico, com a definição da missão, visão e objetivos estratégicos. 

Já o TRE-SC ficará responsável por prestar orientações técnicas para a organização do acervo arquivístico e para a conservação documental do Museu Histórico de Santa Catarina. O convênio terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado. Durante o período, serão realizadas reuniões periódicas entre as instituições. 

Além do convênio, outras ações estão sendo desenvolvidas no TRE-SC para o aperfeiçoamento do Centro de Memória. Um dos principais objetivos é unir todos os itens do acervo que não estão expostos em um único local, já que atualmente eles estão distribuídos entre várias salas disponibilizadas pelo Tribunal. E ainda, uma estagiária de Museologia foi contratada exclusivamente para auxiliar nos trabalhos e a servidora Soraya do Santos fará dez meses de estágio no Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor). 

Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes

O Centro de Memória, especializado em bens culturais de valor histórico, foi reinstalado em outubro de 2014 e tem, entre suas finalidades, a classificação, a pesquisa, a preservação e a exposição de elementos expressivos para a Justiça Eleitoral. 

Em seu acervo é possível acompanhar a evolução dos títulos eleitorais, das urnas, cédulas, sistemas de apuração e alistamento, além de móveis e objetos de diversas épocas da Justiça Eleitoral catarinense – o item mais antigo do Centro é datado de 1882.

Para mais informações, acesse a página do Centro de Memória.

Por Stefany Alves

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC