TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitores de 5 municípios podem agendar atendimento pelo site do TRE

19.04.2016 às 15:52

O fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 4 maio e, para evitar filas, os eleitores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça podem agendar o atendimento pelo site do TRE-SC. Faltando apenas 15 dias para o prazo final, os eleitores que desejam realizar transferência, atualização de cadastro ou alistamento devem procurar o cartório eleitoral o quanto antes.

As vagas de agendamento são criadas pelos chefes dos cartórios eleitorais, conforme a limitada capacidade de atendimento dos postos. O objetivo é distribuir o número dos atendimentos durante o dia, proporcionando maior agilidade ao processo e comodidade aos eleitores. Os eleitores de Florianópolis podem agendar seu atendimento somente para a próxima semana, já que foram preenchidas todas as vagas até a sexta-feira (22). No total, mais de 490 vagas estão disponíveis para a próxima semana (do dia 25 ao 29). 

Além disso, na Capital, acontecerá um plantão no sábado (30), que atenderá exclusivamente os eleitores que realizaram seu agendamento pelo site. No total, 500 vagas foram abertas para o plantão de sábado (30), que acontecerá das 9h às 14h.Nos outros quatro municípios há vagas disponíveis ainda para esta semana.

Em Joinville, há 129 vagas das 1200 que foram criadas. Já em Blumenau, 697 agendamentos podem ser realizados até a sexta-feira (22). De um total de 170 vagas que foram disponibilizadas em Palhoça nesta semana, 144 ainda não foram ocupadas. Em São José também foram criadas 170 vagas e 56 ainda não foram preenchidas. 

A Justiça Eleitoral esclarece que o procedimento de transferência não é obrigatório e que não há limites para justificativas por falta no dia das eleições. Dessa forma, os eleitores que não quiserem transferir seu título podem justificar a ausência ou continuar votando no local de origem. 

Para a realização dos procedimentos, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor, gratuitamente, pelo número 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o Boletim Eleitoral

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC