TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Blumenau cadastra mais de 200 mil eleitores e poderá ter 2° turno

11.03.2016 às 15:03

Dos 252.414 eleitores de Blumenau, 200.936 já realizaram seu cadastro biométrico obrigatório. Com mais de 200 mil eleitores, além de ter atingido 79,6% do eleitorado cadastrado, Blumenau manteve a possibilidade de ter segundo turno nas eleições municipais, já que assim disciplina o inciso II, artigo 29, da Constituição Federal.

A biometria tornou-se obrigatória no dia 1° de junho de 2015. O coordenador da biometria em Blumenau, Ricardo de Souza, avaliou positivamente todo o trabalho realizado e destacou a importância das parcerias que conseguiu para divulgação do processo. “Além da ampla divulgação da imprensa local, as parcerias com as universidades Furb e Uniasselvi, com a Prefeitura Municipal e com a Câmara dos Vereadores foram fundamentais para conseguir cadastrar os 200 mil eleitores. ”

Apesar disso, aproximadamente 50 mil eleitores ainda não fizeram sua biometria no município e tem até o dia 22 de março para realizar o procedimento. Além de Blumenau, a biometria está acontecendo de forma obrigatória também em Florianópolis, São José, Palhoça e Joinville. Aqueles que não comparecerem terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária.

Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Consulte aqui os endereços dos postos de atendimento instalados nos cinco municípios.

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto. Além disso, é bom lembrar que o eleitor que fizer a biometria durante seu expediente de trabalho, pode solicitar nos postos de atendimento uma certidão de comparecimento.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, pelos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC