TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC cadastra mais de 10 mil eleitores durante plantão de biometria

07.01.2016 às 16:32

O plantão para recadastramento biométrico em Blumenau, Joinville, Florianópolis, São José e Palhoça, durante o período de recesso, terminou com registro alto de movimentação. Em Joinville, Blumenau e São José, o atendimento diário no recesso chegou a ser maior do que nos dias anteriores. No total, mais de 10 mil eleitores foram atendidos pela Justiça Eleitoral nos dias 21, 22 e 23 de dezembro e nos dias 4, 5 e 6 de janeiro.

A procura dos eleitores pelos postos surpreendeu durante o plantão, principalmente em Blumenau, onde o movimento chegou a preencher quase de 30% da capacidade de atendimento dos 40 guichês de atendimento da cidade. O menor movimento foi registrado na capital com a média diária de menos de 200 eleitores atendidos no período pelas 52 estações de recadastramento biométrico.

O prazo final para os eleitores fazerem seu cadastramento biométrico, nos cinco municípios que seguem com biometria obrigatória, é até dia 22 de março. Palhoça é o município mais avançado em cadastramento, com 76% do eleitorado já registrado.

Em Florianópolis e São José, 30% do eleitorado ainda não realizou sua biometria. O número também segue abaixo do esperado em Blumenau e Joinville, que não atingiram 65%. Aqueles que não comparecerem nos postos de cadastramento terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária.

A assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, alerta também que o TRE-SC prevê a ocorrência de filas no final do prazo. “A recomendação é que o eleitor aproveite o período de férias para antecipar a regularização do seu título.” Vale lembrar que os eleitores podem agendar o atendimento pelo sítio oficial do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br), garantindo maior conforto.

Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, pelos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

Confira os endereços dos postos que funcionarão até março de 2016

Florianópolis:

Central de Atendimento ao Eleitor - Av. Rio Branco, 797 - Centro.

Posto de Atendimento - Rua Eng. Newton Valente da Costa, esquina com Rua Bulcão Viana - Centro

Blumenau:

Posto de Atendimento - Rua João Pessoa, n. 161, Edifício Aloísio Melati – Centro

Joinville:

Posto de Atendimento - Rua Otto Boehm, n. 71, Centro

São José:

Central de Atendimento ao Eleitor - Av. Beira Mar, esquina com a Rua Luis Fagundes, Praia Comprida (próximo à Prefeitura)

Palhoça:

Posto de Atendimento - Rua Tenente Francisco Lehmkhul, n. 117, Centro - CEP 88030-140 (próximo à loja Geração Automóveis) 

Por Beatriz Cerino / Sylvia Weidemann

Assessoria de Imprensa do TRE-SC