TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Média de cadastros biométricos em Joinville cai 13% na última semana

22.01.2016 às 17:16

A média do número de cadastros biométricos diários em Joinville caiu 13% nos últimos cinco dias. O município, que antes cadastrava uma média de 1.379 eleitores por dia, na última semana cadastrou apenas 1.204 diariamente. Joinville possui 68% do eleitorado municipal cadastrado, ou seja, 129.842 eleitores ainda precisam fazer sua biometria até o dia 22 de março. 

A coordenadora da biometria de Joinville, Sílvia Maria de Ornelas Marques, atribuiu a queda do movimento à época de férias. “O movimento está tranquilo no posto de atendimento neste mês. Até fizemos uma parceria com a prefeitura municipal, que vai auxiliar na divulgação. É importante o eleitor aproveitar a oportunidade e evitar as possíveis filas do final do cadastramento. ”

O posto de atendimento de Joinville fica na rua Otto Boehm, n. 71, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para agilizar o procedimento, o eleitor pode agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC, no link

Além de Joinville, a biometria está acontecendo obrigatoriamente em Florianópolis, Blumenau, São José e Palhoça. Palhoça já cadastrou mais de 78% do seu eleitorado e São José, 74,72%. Os municípios que estão com o atendimento abaixo do esperado são Blumenau, que cadastrou pouco mais de 67% dos eleitores e Florianópolis, que conta com 71,78% dos eleitores biometrizados. Para ver todos os endereços de atendimento, acesse o link

Aqueles que não comparecerem nos postos de cadastramento terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária. Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). 

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto. Além disso, é bom lembrar que o eleitor que fizer a biometria durante seu expediente de trabalho, pode solicitar nos postos de atendimento uma certidão de comparecimento. 

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, pelos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC