TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Média de atendimento biométrico em Blumenau segue baixa

28.01.2016 às 16:21

Em Blumenau, pouco mais de um terço dos guichês do posto de atendimento de biometria está vazio. A média diária de atendimentos gira em torno de 600 pessoas, enquanto a capacidade seria para 1500. Mesmo com os chamados da Justiça Eleitoral, o comparecimento segue abaixo do esperado no posto de atendimento da biometria, na Rua João Pessoa, 161.

Nos últimos meses, o cartório eleitoral registrou números ainda mais baixos, devido a crise no transporte público da cidade. Mas o coordenador da biometria de Blumenau, Ricardo de Souza, informou que o atendimento está sendo assegurado pelo Tribunal Regional Eleitoral e que as pessoas devem buscar meios para comparecer ao posto de atendimento o quanto antes: “Pelas nossas contas, faltam menos de 40 dias úteis para o prazo final do cadastramento biométrico. Se todas as pessoas deixarem para comparecer nos últimos dias, nós não teremos capacidade física para realizar todos os cadastros, ou seja, as filas ficarão imensas.”

Até então, apenas 169.628 eleitores estão cadastrados pela biometria, o que representa 68% do eleitorado de Blumenau, o menor percentual de cadastramentos entre as cinco cidades que tem obrigatoriedade em Santa Catarina. O juiz da 3ª Zona Eleitoral de Blumenau, Dr. Edson Marcos de Mendonça, lembrou que se não forem registradas 200 mil pessoas, o município perde o direito ao segundo turno nas eleições, gerando “prejuízo para a representatividade dos governantes da cidade”.

O prazo para o cadastramento biométrico em Santa Catarina encerra dia 22 de março. Aqueles que não comparecerem nos postos de cadastramento terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária. Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto. Além disso, é bom lembrar que o eleitor que fizer a biometria durante seu expediente de trabalho pode solicitar nos postos de atendimento uma certidão de comparecimento.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, pelos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

Por Beatriz Cerino
Assessoria de Imprensa do TRE-SC