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Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
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Eleitores avaliam os serviços da Justiça Eleitoral catarinense

03.12.2014 às 15:10

De acordo com pesquisa divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que mediu o grau de satisfação dos cidadãos que procuram os cartórios eleitorais, a maioria dos eleitores avalia como ótimo os serviços e instalações da justiça eleitoral catarinense. A pesquisa foi realizada durante os últimos três meses – de julho a setembro de 2014, em todas centrais de atendimento do estado – e obteve a resposta de 109 participantes.
 
Conforme relatório apresentado pela Corregedoria Regional Eleitoral, um dos setores responsáveis pela implantação da pesquisa, 86% avaliaram a solução de problemas como ótimo, mais de 9% bom, 2% péssimo e menos de 1% ruim. Quanto às instalações, 76% dos eleitores avaliaram como ótimo, 16% bom, 4% péssimo e menos de 1% ruim.
 
A pesquisa mediu também os serviços mais procurados pelos eleitores nos cartórios eleitorais. Do total, 46% das pessoas procuraram os cartórios para resolver questões sobre os títulos eleitorais, 34% para as certidões e pouco mais de 4% para processos.
 
Dividido em cinco partes, o questionário procurou levantar informações sobre o público que procura a Justiça Eleitoral; que serviços deseja obter; e como avalia o atendimento, a solução dada ao problema e as instalações. A pesquisa é realizada nas centrais de atendimento ao eleitor, em cumprimento à Res. TSE n. 23.371/2011 que dispõe sobre o planejamento estratégico no âmbito da Justiça Eleitoral. A Resolução criou o indicador "grau de satisfação de clientes" que deve ser mensurado trimestralmente e mede a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado nos pontos de atendimento ao público.
 
Segundo Adolfo Luiz Poluceno Possamai, da Corregedoria Regional Eleitoral, além da avaliação do atendimento, da solução e das instalações, a pesquisa possibilita ao usuário registrar outras observações. Esses registros são importantes, pois podem destacar aspectos que precisam ser aperfeiçoados no atendimento ao público. “No último trimestre uma central de atendimento teve uma excelente avaliação quanto ao atendimento e à solução, mas teve críticas relacionadas à acessibilidade. Em razão disso o tribunal já iniciou os procedimentos licitatórios para obras de melhorias naquela Central”, explicou Adolfo.
 
Nas últimas pesquisas de 2014, feita pela Justiça Eleitoral catarinense o atendimento, instalações e as soluções de problemas também tiveram sua avaliação como ótimos.
 
Por Adoniran Peres
Assessoria de Imprensa do TRE-SC