TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Campanha contra a corrupção e transparência tem avaliação positiva

11.12.2014 às 15:54

Um dos diferenciais das eleições 2014 realizadas no Estado foi a campanha “Sou cidadão: digo não à corrupção”. O projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) teve por objetivo combater a corrupção e promover a transparência no financiamento das contas das campanhas eleitorais.

Ao fazer uma avaliação da iniciativa e adesão de 14 entidades à campanha o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, ressaltou a importância da Justiça Eleitoral na repressão da corrupção. “Assumimos o compromisso de combater esse problema, saindo do discurso e transformando palavras em ações. O resultado foi a criação desse projeto que teve o apoio de várias instituições do Estado, entre elas, órgãos do executivo e do judiciário catarinense”, lembrou.

Conforme a coordenadora do Controle Interno do TRE-SC e da Campanha, Denise Goulart Schlikmann, a iniciativa lançada em julho deste ano e encampada pela Justiça Eleitoral catarinense abordou um aspecto relevante do processo eleitoral, que é a transparência no financiamento das contas de campanha eleitoral e o combate à corrupção.

Ao falar sobre os resultados alcançados, Denise destaca que o aspecto mais notável da campanha foi a participação de distintos segmentos da sociedade, imbuídos do mesmo propósito. E adverte: “é importantíssimo compreender que o fim da corrupção depende não apenas do Poder Judiciário, mas de todos os agentes do processo eleitoral e do eleitor. E para isso a sociedade precisa estar mobilizada e atenta para denunciar desvios e participar ativamente do processo. É a presença do cidadão que fortalecerá as instituições e impedirá os desvios tão criticados”.

Aliada à essa medida, a coordenadora da campanha entende que é fundamental que a Justiça Eleitoral disponha de mais tempo para o exame das contas e que as estruturas de controle sejam fortalecidas, ampliadas e aprimoradas. “Essa conjunção de esforços será capaz de contribuir decisivamente para um processo democrático mais transparente e para eleições cada vez mais livres e justas”, finaliza.

Entidades participantes:

Associação dos Magistrados Catarinenses - AMC

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SC

Departamento de Polícia Federal

Federação Catarinense de Municípios - FECAM

Federação das Indústrias de Santa Catarina - FIESC

Governo do Estado de Santa Catarina

Ordem dos Advogados do Brasil em SC - OAB/SC

Procuradoria Geral de Justiça do Estado de SC

Procuradoria Regional Eleitoral

Secretaria da Receita Federal do Brasil em Florianópolis

Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Serviço Social do Transporte SEST SENAT

Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Associação dos Diários do Interior - ADI/SC

Por Elstor Werle

Assessoria de Imprensa do TRE-SC